Roda de conversa compartilha os resultados de escuta ativa
A manhã de terça-feira, 30, foi marcada pelo quarto dia da Semana Integrada 2024/2 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) que contou com uma atividade para promover a apresentação dos resultados da escuta ativa, realizado com os professores, e a socialização dos conhecimentos captados durante os dias anteriores. A roda de conversa com a temática “Integrando saberes: compartilhando experiências inspiradoras” foi mediada pela diretora de Pesquisa da Unitins, Evelynne Urzêdo Leão, e pelo diretor de Extensão da Unitins, Fredson Costa.
A professora Evelynne Urzêdo afirmou que o trabalho de escuta e o momento de socialização foi importante para a troca de práticas educacionais e o entrosamento dos novos efetivos da Universidade. “É um trabalho gratificante finalizar esse trabalho realizado durante a semana integrada, com a entrada de novos professores efetivos. A escuta ativa nos permitiu observar sobre as experiências anteriores e tudo que esses professores podem agregar na nossa instituição, melhorando muito a qualidade do nosso ensino, pesquisas e atividades de extensão”.
“Além de acreditar que os novos professores possam agregar na Universidade, também acreditamos que a Universidade agrega na vida desses professores”, declarou o diretor Fredson Costa.
Durante a realização da escuta, professores de cada eixo de conhecimento apresentaram o documento para a comunidade acadêmica, abordando diferentes pontos e linhas de ensino, pesquisa e desenvolvimento educacional.
Dando início as apresentações o eixo de “Agrotecnologia” foi introduzido pela docente do curso Técnico em Gestão do Agronegócio/Câmpus Paraíso, professora Elis Regina Vieira, seguida da docente do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins, professora Thamara Cristina, com o eixo de “Educação e formação continuada”. “Gestão, negócios e tecnologia” foi o eixo apresentado pelo docente do curso de Ciências Contábeis/Câmpus Paraíso, tendo como subsequente o docente do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, professor Francisco Alves.
Universidade e Docência
A segunda programação do dia foi a palestra e momento de reflexão ministrado pelo diretor do Câmpus Palmas, Ulisses Cunha, que abordou a temática “Universidade e docência: passado, presente e futuro da educação”.
Ulisses afirmou que, como pesquisador da educação, seu papel de repassar os conhecimentos é fundamental e que as diversas atividades realizadas durante a Semana Integrada são importadas de forma que os professores e novos educadores da Instituição possam aplicá-las e refletir sobre seu papel. “Entendemos esse momento de formação como algo importante dentro da Universidade e para a comunidade acadêmica, com os novos professores e os antigos. Tudo que conversamos desde o início do evento é absorvido pelos professores da melhor e mais diversa maneira”.
A coordenadora de Formação Continuada, Luzinete Moreira, reforça que "o diálogo franco e enriquecedor nos mostra que, ao integrar saberes diversos, fortalecemos nosso compromisso com uma educação transformadora e inclusiva. Estamos entusiasmados com as perspectivas que se desenham a partir dessas trocas e confiantes de que elas contribuirão significativamente para a construção de uma universidade ainda mais dinâmica e conectada com as necessidades e aspirações de nossa sociedade.
Acesse aqui a live completa.
