Como parte da Semana Integrada 2024/2 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizada entre os dias 25 e 31 de julho, foram realizadas, via Google Meet, nesta segunda-feira, 29, no período vespertino, as oficinas “Fazer Pedagógico I – Procedimentos Acadêmicos”, com a participação da diretora de Ensino da Unitins, professora doutora Jeany Castro dos Santos, e “Educ@ - Interface, funcionalidade e ferramentas básicas”, com a participação da coordenadora Pedagógica, professora especialista Tais Bogo. As oficinas foram mediadas pela coordenadora de Formação Continuada, professora mestra Luzinete Moreira de Almeida.
Coordenadora Pedagógica, professora especialista Tais Bogo.
Em sua fala inicial, a coordenadora de Formação Continuada, professora mestra Luzinete Moreira de Almeida, ressaltou a importância da programação para o melhor desenvolvimento das atividades da universidade. “Tem sido dias maravilhosos onde pudemos rever o nosso fazer aacadêmnico, nossa missão. Ter esse momento de escuta com os professores, como na sexta-feira, que foi simplesmente maravilhoso. Hoje vamos falar de procedimentos tecnológicos com a professora Jeany e, à tarde, teremos um momento para apresentar nossa ferramenta Educ@, nosso ambiente virtual de aprendizagem”.
A Semana Integrada 2024/2 é promovida pela Coordenadoria de Formação Continuada, trazendo para essa edição o tema “Conectando Horizontes: Integrando novos professores e explorando a IA na Educação”. O principal objetivo da programação é proporcionar um espaço para capacitação, desenvolvimento e troca de experiências, promovendo integração.
“Eu gosto de me lembrar de uma oficina que tivemos no passado em que a palestrante nos chamou a atenção e nos deu uma dica. As competências advêm da combinação do conhecimento, habilidade e atitude. Precisamos entender que conhecimento e habilidade juntos nos dão a competência técnica, mas não oferece esse elemtno que é o querer fazer. Eu posso entender, compreender, reconhecer os conhecimentos que serão trabalhados em sala de aula, mas eu preciso desenvolver habilidades, que seria o saber fazer. Mas o saber fazer não é sufieiente. O querer fazer, que seria a atitude, vai estar influenciado pela forma que irei condizur a disciplina. Vai depender das metodologias que irei utilizar, por exemplo”, destacou Jeany.
Diretora de Ensino, professora Jeany Castro dos Santos