Unitins divulga edital de auxílio permanência para acadêmicos do TO Graduado

Ao todo, estão sendo ofertadas 50 vagas distribuídas entre todos os polos, com recebimento de auxílio no valor de R$ 400,00 mensais

FRANCISCA LAYLLA PEREIRA DE SOUSA LIMA Extensão 18/07/2024 13:42

 

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), divulgou o edital referente ao Programa de Auxílio Permanência para os acadêmicos do Projeto de Interiorização Universitária (TO Graduado). Ao todo, estão sendo ofertadas 50 vagas, distribuídas entre todos os polos da Unitins, com recebimento de auxílio no valor de R$ 400,00 mensais pelo período de 12 meses. Confira o edital completo aqui.

A inscrição para concorrer ao auxílio é realizada somente on-line, de 18 a 26 de julho, por meio do formulário do formulário do Google disponível neste link. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 8 de agosto.

A Política de Atendimento aos Discentes da Unitins (PAD-Unitins) tem como objetivo principal democratizar o acesso, a integração, a participação, a permanência e a conclusão do curso superior dos discentes sem contrapartida laboral, estando condicionada, prioritariamente, aos acadêmicos em situação de vulnerabilidade.

Para a diretora de Educação Tecnológica, Neila Oliveira, essa é mais uma oportunidade para que o acadêmico alcance o sonho da graduação. "Esta ação visa garantir a permanência deles na universidade e possibilita que alunos em situação de vulnerabilidade econômica realizem seus sonhos acadêmicos. Será feita uma análise da condição socioeconômica dos candidatos inscritos, sendo assim, todos os estudantes que estiverem regularmente matriculados, que não recebam outras bolsas pela Universidade podem se candidatar, inclusive aqueles que possuem outras fontes de renda, desde que não ultrapassem 1,5 salário mínimo per capta por grupo familiar", esclarece. 

“O edital visa auxiliar a garantia do estudante da Universidade. Com isso, esperamos que os alunos que tenham essa necessidade se inscrevam e possam concluir o seu curso com mais tranquilidade. Essa é uma contribuição social da Unitins que os alunos presenciais possuem e que chega também aos alunos EaD”, destaca a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Batista Vicente.

O recebimento do auxílio exige, dentre outras coisas, que o contemplado apresente desempenho acadêmico satisfatório com aprovação mínima de 50% (cinquenta por cento) do total de componentes curriculares em que estiver matriculado, além de apresentar frequência de, no mínimo, 75% nas disciplinas no semestre e/ou no ano, de acordo com as regras do curso, salvo no caso de faltas justificadas ou abonadas na forma da legislação vigente. 

Arapoema, Campos Lindos e Xambioá possuem duas vagas para cada polo. Araguaçu, Caseara, Colméia, Itacajá, Paranã e Ponte Alta dispõem de três vagas para cada polo. Colinas do Tocantins, Guaraí, Miranorte, Natividade e Sítio Novo possuem quatro vagas cada polo e o polo de Palmas dispõe de seis vagas. O edital completo com todas as normas e exigências, bem como os documentos a serem enviados no ato da inscrição, podem ser acessados neste link.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS