Projeto de extensão aproxima a universidade à estudantes do Ensino Médio de Palmas

A iniciativa da Proex busca despertar o interesse dos jovens pelo ensino superior e incentivar o ingresso em uma universidade

Lara Fogaça Extensão 09/07/2024 09:21

Visita ao Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi esteve no roteiro de visitação ao CCA da Unitins (Fotos: arquivo pessoal)


Iniciado em maio deste ano com alunos do Centro de Ensino Médio Castro Alves, o projeto de extensão “Virando o Jogo com a Unitins” já proporcionou dois momentos de integração com estudantes do 3º ano e prevê outras ações para o segundo semestre letivo. O projeto é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) voltado para a promoção da inclusão étnico-racial por meio do esporte e da cultura, utilizando os espaços de lazer na cidade de Palmas.

Na primeira ação externa do projeto, realizada em maio, cerca de 30 alunos do último ano do Centro de Ensino Médio Castro Alves visitaram o Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, onde puderam conhecer o Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidase e o Laboratório de Entomologia. Por meio da visita guiada, os estudantes foram apresentados ao ambiente universitário de uma forma interativa e dinâmica, conhecendo de perto as instalações, os cursos e possibilidades de carreira.

Estudantes conheceram o Laboratório de Entomologia e curiosidades sobre diversos insetos 


Além de conhecer o espaço, os alunos puderam se familiarizar com os locais de pesquisa, conheceram os equipamentos utilizados e ouviram atentos às explicações das atividades, estudos e pesquisas desenvolvidos no Laboratório de Entomologia.

De acordo com a diretora da escola, Francirene Ferreira, que acompanhou os estudantes durante a visita, a atividade já colheu bons frutos pois, segundo afirma, alguns alunos manifestaram interesse em fazer vestibular para o curso de Engenharia Agronômica da Unitins.

A segunda atividade programada com os alunos aconteceu no final do mês de junho, fechando o primeiro semestre de 2024. Um momento de descontração foi proposto e, no intervalo das aulas, a artista Carla Bueno tocou e cantou música popular brasileira (MPB) junto com os alunos. Além de engajar os estudantes em uma atividade cultural, mais uma vez, tiveram a oportunidade de interagir com a universidade.

A equipe responsável pelo desenvolvimento do projeto Virando o Jogo com a Unitins aponta que as ações propostas visam despertar o interesse dos jovens pelo ensino superior, aproximando-os das atividades acadêmicas, incentivando-os à continuidade dos estudos e oportunizando mudança de vida em relação as dificuldades socioeconômicas que possam enfrentar.

Ao promover a inclusão étnico-racial, incentivar a cultura e o ingresso do estudante ao ensino superior, o projeto não apenas melhora as perspectivas educacionais e profissionais dos participantes, mas também amplia sua visão de mundo e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Buscamos levar oportunidade, conhecimento e pautas importantes para serem apresentadas e discutidas, além de abrir as portas da Unitins aos estudantes” completa Márcia Rezende, coordenadora do Projeto.

O pró-reitor interino de Cultura, Extensão e Assuntos Comunitários, Fredson Costa, reforça a ideia central do projeto.“Acreditamos que através do esporte e do acesso à cultura, desenvolveremos ações voltadas à inclusão social e despertaremos nesses alunos, a vontade e o desejo de fazer o ensino superior em uma universidade que não vê apenas sala de aula, mas que investe também em uma formação plena do acadêmico-cidadão, podendo mudar realidades que vivemos hoje”.

O projeto iniciou parceria com o Centro de Ensino Médio Castro Alves atendendo alunos dos 3º anos e em vulnerabilidade socioeconômica. O objetivo principal é proporcionar à estes jovens oportunidades de desenvolvimento pessoal e acadêmico, utilizando o esporte, cultura e lazer como ferramentas para fomentar a integração social e reduzir as disparidades étnico-raciais.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS