Lançado edital com oferta de 200 vagas para os cursos de graduação em Letras e Pedagogia pela UAB/Unitins

Os cursos têm oferta nos polos de Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Lagoa da Confusão, Paraíso e Pedro Afonso

FRANCISCA LAYLLA PEREIRA DE SOUSA LIMA Oportunidade 08/07/2024 12:25

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Pró-Reitoria de Graduação, divulgou, na última sexta-feira, 5, edital para inscrições no processo seletivo simplificado para os cursos de Licenciatura em Letras/Espanhol e Pedagogia, na modalidade a distância, ofertados pelo Sistema Integrado da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Ao todo, são ofertadas 200 vagas, sendo 100 para cada curso. Dentro das vagas há possibilidade de concorrer pelo sistema de cotas. Confira o edital completo aqui.

O curso de Letras/Espanhol será ofertado nos polos de Colinas do Tocantins, Guaraí, Lagoa da Confusão e Paraíso. Já a graduação em Pedagogia estará disponível nos polos de Colinas do Tocantins, Dianópolis, Lagoa da Confusão e Pedro Afonso.

Para o coordenador Geral da UAB na Unitins, Rodrigo Vieira, esse edital representa mais um avanço significativo para a Instituição e para o Tocantins. "Os cursos de licenciatura oferecerão oportunidades concretas para a formação de professores qualificados, uma vez que irão proporcionar não apenas conhecimentos teóricos, mas também práticas pedagógicas atualizadas e alinhadas as necessidades atuais de ensino. Essa iniciativa da Unitins, por meio da UAB, ampliará o acesso ao ensino superior, especialmente em áreas remotas, e contribuirá diretamente para a melhoria da qualidade da educação básica, ao preparar profissionais capacitados e comprometidos com o desenvolvimento educacional e social da região", afirma.

A pró-reitora de Graduação, professora Alessandra Ruíta Czapski, pontua que “a oferta de vagas para cursos na modalidade EaD desempenha um papel crucial na democratização do acesso ao ensino superior. A UAB oportuniza ampliar significativamente a capacidade de atender um maior número de estudantes, especialmente aqueles que enfrentam desafios de localização geográfica ou de tempo, garantindo que essas pessoas tenham um curso superior ofertado com a qualidade do ensino da Unitins".

O reitor, professor Augusto Rezende, destaca a retomada da Unitins no projeto UAB. “ A Universidade comemora mais uma vez a retomada da UAB, um projeto importante, e que faz parte de uma conexão do Ministério da Educação (MEC). Além de dar mais oportunidades ofertando 200 vagas e ampliando a oferta para o nosso jovem, ainda tem um subsídio do Governo Federal. Mais uma vez a gente comemora essa captação de recursos, tendo a certeza que estamos avançando e ajudando a desenvolver nosso estado”, reforça.

O período de inscrições e envio de documentos inicia nesta quarta-feira, 10, e segue até o dia 26 de julho. A previsão de início das aulas é para o dia 2 de setembro. O edital com prazos, exigências e cronograma previsto pode ser acessado neste link

Ouvidoria UNITINS