Com o propósito de introduzir aos acadêmicos do 5° período de Administração da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Dianópolis o conceito e a importância da inteligência artificial no mundo atual, a coordenação do curso, em parceria com o Sebrae, realizou um Seminário na noite desta terça-feira, 11, abordando como essa tecnologia tem sido aplicada e como ela pode impactar diferentes setores da sociedade.
Inteligência Artificial é debatido em Seminário para acadêmicos do 5° período de Administração (Fotos:Ceila Menezes/Dicom Unitins)
O evento teve como tema “A Magia da Inteligência Artificial": como aproveitar oportunidades e inovar em seu negócio, conceitos, mercado e oportunidades, a partir de discussões conduzidas pelo analista do Sebrae Victor Neves.
Conforme destacou o coordenador do curso de Administração, professor Eduardo Meirelles, um dos objetivos do Seminário é propor discussões que envolvam questões importantes como esta para os acadêmicos. “A inteligência artificial desempenha um papel fundamental no cotidiano do acadêmico de Administração, pois proporciona uma série de benefícios e oportunidades para esse profissional, uma vez que ela pode ser utilizada na automação de tarefas rotineiras e burocráticas, como a elaboração de relatórios, gerenciamento de informações financeiras e controle de estoque. Isso permite que os acadêmicos de Administração sejam mais produtivos e foquem em atividades estratégicas e de maior valor agregado. Esse foi um dos nossos objetivos, trazer conhecimento para os nossos alunos, dentro daquilo que está fomentando o mercado”, enfatizou.
O coordenador completou que “uma das principais contribuições da inteligência artificial é a capacidade de realizar análises de dados complexas em tempo real. Isso permite que os acadêmicos de Administração tenham acesso a informações valiosas sobre o mercado, concorrentes e clientes, facilitando a tomada de decisões mais assertivas e embasadas”, frisou.
Para o acadêmico Pablo Pereira Nunes, a inteligência artificial também pode ser aplicada na personalização do ensino. “Dessa forma, ela permite que os acadêmicos tenham acesso a conteúdo e recursos adaptados às suas necessidades e interesses. Isso facilita o aprendizado e contribui para o desenvolvimento das competências necessárias para atuar no mercado de trabalho”, avaliou.
Por fim, a inteligência artificial também está presente no campo da análise de mercado e previsão de tendências. Por meio de algoritmos avançados, é possível analisar grandes quantidades de dados e identificar padrões e tendências que podem ser úteis para os acadêmicos de administração na definição de estratégias de negócio.
O mediador da palestra falou sobre o papel da Inteligência Artificial. “A inteligência artificial desempenha um papel fundamental no cotidiano pessoal e profissional, proporcionando análises de dados mais precisas, automação de tarefas, suporte na aprendizagem, personalização do ensino e previsão de tendências. Portanto, precisamos estar atualizados e aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela inteligência artificial para se destacar no mercado de trabalho”, afirmou.