Serviço social promove atividade interdisciplinar entre acadêmicos no Câmpus Palmas

Discussão é realizada por alunos das disciplinas de Fundamentos de antropologia e Ciência Política

GIULIA MOREIRA GALVÃO Câmpus Palmas 10/06/2024 17:57

Professoras promoveram debates durante atividade interdisciplinar no curso de Serviço Social (Foto: Giulia Moreira/Dicom Unitins)


Os alunos do 1° e 2° períodos do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Palmas participaram da atividade interdisciplinar realizada pelas disciplinas de Fundamentos de antropologia e Ciência Política. O momento, organizado pelas professoras Josiane Ferreira e Marinalva Rego, teve como objetivo compreender de maneira mais ampla os fenômenos sociais, políticos e culturais, a partir de uma visão teórica crítica acerca dos temas abordados em sala de aula, relacionando-os com a realidade brasileira e mundial. 

“É uma experiência que nós já tivemos, a mistagem de turmas, e vemos a evolução que podemos ter futuramente com essa vivência nos próximos períodos. Interagimos com outras pessoas e discutimos os conceitos primários, que estudamos em ciências políticas e em outras matérias, em sala de aula. Esse conteúdo, abordado dessa forma, é de extrema importância, porque são conceitos básicos que às vezes achamos que sabemos, mas com um estudo mais aprofundado podemos ter mais certeza e embasamento da nossa opinião” afirma Letícia Ramos, aluna do 1° período de Serviço Social.

Lana Rocha, aluna do 2° período de Serviço Social, afirma que a interdisciplinaridade na universidade é importante  para a melhor compreensão do cotidiano. “Porque quando você vai abordar o Serviço Social na prática, indo por exemplo em uma casa, você não tem só uma visão, mas tem que observar todos os aspectos ali envolvidos como cultura, religião, modo social, financeiro. Quando trazem essa interdisciplinaridade para a faculdade, nos ensinam a ter uma visão mais ampla".

Professoras promoveram debates durante atividade interdisciplinar no curso de Serviço Social


Os conceitos estudados e discutidos pelos alunos em sala de aula foram sobre: Estado, trabalho, cultura,liberalismo, socialismo, capitalismo, racismo, feminismo, poder e violência.

A professora Josiane Ferreira aponta que o momento teve início com o encontro de pontos comuns entre as disciplinas, e que essa identificação seria a melhor forma de trabalhar os conceitos em uma proposta interdisciplinar. “Então pensando nisso, elencamos os grupos que iam trabalhar sempre dois conceitos, por exemplo socialismo e capitalismo, cultura, liberalismo e estado e etc, mas que tivesse relação com as duas disciplinas. Nos unimos para fazer essa atividade, não só para trazer uma interação entre as turmas, mas principalmente de trabalhar a interdisciplinaridade que eles vão utilizar depois, quando eles se formarem”.

“Essa abordagem contribui muito para alunos que estão no início da sua trajetória acadêmica sair um pouco do quadrado, misturar espaços e aprender, com os que estão em outras disciplinas, que o conhecimento  conversa, ele não é isolado, ele é articulado, e essa foi a proposta que queríamos apresentar para eles” relata a professora da disciplina de Fundamentos da Antropologia, Marinalva Rego.

 
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