Laboratório de Solos da Unitins recebe certificado da Embrapa

A certificação faz parte do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF)

Carlos de Bayma SOLOS 10/06/2024 16:48

Amostras do Laboratório de Solos da Unitins (Fotos: Nonato Silva/ Dicom Unitins)

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) recebeu, no mês de maio, mais uma certificação da Embrapa Solos, provedora do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) certificando que o laboratório da instituição, instalado no Complexo de Ciências Agrárias da Unitins (CCA) atendeu com excelência aos critérios de qualidade das análises de Fertilidade por ter efetuado com confiabilidade as determinações constantes no Manual de Métodos de Análises de Solos da Embrapa durante o exercício interlaboratorial 2023/2024, estando, portanto, apto a usar o Selo de Qualidade PAQLF 2024.

A coordenadora do Laboratório de Solos da Unitins, professora Márcia Cristina da Silva Lopes, que é doutora em Solo e Água com ênfase em fertilidade do solo, comemora a certificação. “Nós recebemos amostras de solo durante todo o ano de 2023 até fevereiro de 2024. Realizamos as análises destas amostras, enviamos para o PAQLF da Embrapa Solos e no mês de maio recebemos o resultado que nos foi conferido o certificado de Excelência. É um processo demorado, mas o resultado foi gratificante”.

“Mais uma vez conseguimos conquistar o Certificado de Excelência em Qualidade Análise de Solos da Embrapa. É um programa extremamente rigoroso e estamos entre os melhores laboratórios do país. Isso é muito gratificante. O certificado é muito importante porque comprova o zelo e a qualidade com que realizamos nossas amostras tanto para o ensino, para pesquisa e para extensão e comprova também que a Unitins tem um dos melhores laboratórios genais de solo do país”, destacou Márcia Cristina.

Para a diretora de Pós-Graduação, professora doutora Leda Veronica Dantas Silva, respondendo interinamente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), “foi com grande satisfação que recebemos o certificado de excelência concedido pela Embrapa Solos ao nosso Laboratório de Solos. Alcançar este resultado não foi tarefa fácil, devido ao elevado rigor dos testes conduzidos pelo PAQLF, além dos desafios na aquisição de insumos, manutenção de equipamentos e adequação da infraestrutura do nosso laboratório”.

“Esta conquista é, portanto, fruto do trabalho dedicado dos membros da equipe do Laboratório de Solos, coordenado pela professora Márcia, do apoio constante da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, sempre atenta às nossas necessidades, e da confiança da Reitoria da Unitins, que acolheu nossas demandas e priorizou nossas ações. Cada pessoa envolvida, desde os técnicos aos gestores, desempenhou um papel crucial nesse sucesso. Este reconhecimento reforça nosso compromisso com a qualidade e a precisão das análises de solo, fundamentais para práticas agrícolas sustentáveis e eficientes no Estado”, comemorou Leda.

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, também comemorou pela certificação. “Mais uma vez a Unitins renova sua certificação junto a Embrapa. Isso é um orgulho para a universidade, o nosso aluno pode vivenciar um laboratório devidamente conceituado, validado e, principalmente, além de ser um ambiente de prática e de aprendizagem, é um grande ambiente da pesquisa científica, para que todos os professores possam utilizar, como também do atendimento às demandas externas, como demandas da agricultura familiar, dos projetos atendidos pelo Ruraltins e a comunidade geral que trabalha e vivencia o agronegócio”.

Ouvidoria UNITINS