Prorrogado período de submissão de propostas em Editais de Iniciação Científica

Prazo de submissão de propostas seguirá até 28 de maio

Josiane Mendes PESQUISA 22/05/2024 21:00

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulgou nesta quarta-feira, 22, a prorrogação do prazo para submissão de proposta aos editais de Iniciação Científica (Pibic), Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF), Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) para o Ciclo 2024/2025 que utilizam a cota institucional concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Conforme o edital de retificação, o prazo de submissão que se encerraria nesta quarta, 22, foi prorrogado até o dia 28 de maio de 2024. A submissão é de responsabilidade do professor/orientador e ocorrerá exclusivamente por meio do preenchimento e envio dos anexos no Sistema de Institucionalização de Projetos de Pesquisa (SIPP), através do endereço eletrônico: https://www.unitins.br/sipp/.

A equipe deve ser composta por um docente efetivo da Unitins, com título de doutor, na qualidade de orientador, e um estudante (bolsista ou voluntário-Pivic) para as modalidades Pibic, Pibic-AF e Pibiti com bolsas fomentadas pelo CNPq; ou docente efetivo da Unitins, com título de doutor ou mestre, na qualidade de orientador, e um estudante do Ensino Médio ( 1º ou 2º ano do Ensino Médio) para a modalidade Pibic-EM com bolsas fomentadas pela Unitins. Uma novidade deste edital é que o professor/orientador doutor poderá vincular-se a um número ilimitado de inscrições.

O resultado final da seleção não mudou e continua previsto para ser divulgado no dia 5 de julho. Os projetos terão período de execução de 1º de setembro de 2024 a 31 de agosto de 2025. 

Os valores das bolsas têm como base a tabela de valores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq: sendo bolsa mensal de R$ 700, por 12 meses, para Pibic, Pibiti e Pibic-AF; e de R$ 300, por 12 meses, para Pibic-EM.

 A avaliação dos projetos será efetuada em duas etapas: a primeira será realizada pelo Comitê Interno formado pelo Comitê Técnico-Científico Institucional da Unitins, que consiste na avaliação da documentação enviada, que deverá cumprir todos os requisitos estabelecidos nos editais e anexos; enquanto a segunda etapa será realizada pelo Comitê Externo/ Ad hoc, que julgará as propostas quanto ao mérito científico do projeto conforme anexo I dos editais.

As pesquisas realizadas via programas de iniciação científica serão apresentadas na Jornada Científica da Unitins, prevista para ocorrer no mês de outubro.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca dos Editais podem ser obtidos pelo endereço eletrônico pibic@unitins.br ou pelos telefones (63) 3901-4316 ou (63) 99241-8140.

Conheça os programas de iniciação científica da Unitins

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) - Visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes dos cursos superiores, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, e fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos. É destinado  para estudantes de graduação em todas as áreas do conhecimento.

• Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) – pretende estimular estudantes de cursos superiores de tecnologia ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. O produto final da pesquisa deve gerar um processo ou produto de qualquer área de conhecimento, como, por exemplo, o desenvolvimento de uma rotina laboratorial, de um método analítico, de um programa de computador, de um livro, de um manual, de um vídeo ou documentário.

• Programa de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF) - visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes dos cursos superiores, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, e fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes. O Pibic-AF é uma ação que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas instituições de ensino superior. Seu objetivo é oferecer aos estudantes beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica. São considerados como beneficiários os estudantes beneficiados por política de ação afirmativa para ingresso no ensino superior.

• Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM) - objetiva despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes ao ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica e fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, bem como desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio. É voltado para estudantes do ensino médio das escolas parceiras da Unitins que desejam iniciar na pesquisa científica.

 
Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS