Editora Unitins publica trabalho com foco na saúde do idoso

O material traz informações valiosas e dicas práticas para promover um envelhecimento ativo e saudável

Carlos de Bayma Medicina 21/05/2024 18:57

 

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) por meio da Editora Unitins disponibiliza para a comunidade mais uma publicação. Trata-se da cartilha “Saúde do idoso”. O material foi produzido por estudantes do curso de Medicina do Câmpus Augustinópolis, sob a orientação da professora doutora Lunalva Aurélio Pedroso Sallet. A publicação está disponível aqui.

 

“A cartilha Saúde do idoso é uma publicação leve que traz informações nutricionais e dicas para melhorar a qualidade da população idosa. A Editora pôde usar a imaginação para criar ilustrações e aprender com o resultado do projeto do curso de Medicina da Unitins”, explica a diretora da Editora, professora doutora Liliane Scarpin da Silva Storniolo.

 

A professora Lunalva Aurélio Pedroso Sallet explicou que a ideia surgiu durante a coleta de dados do projeto “Análise nutricional de uma comunidade idosa rural do município de Augustinópolis”, aprovado na seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). “Durante a coleta de dados foi possível observar que os idosos não apresentavam uma alimentação adequada e muitos ficavam só em casa. A cartilha surgiu com o objetivo de fornecer orientações práticas e acessíveis, adaptadas às necessidades e realidades específicas dos idosos. Apresentando informações de forma clara e objetiva, utilizando linguagem acessível e recursos visuais adequados, a cartilha se torna uma ferramenta eficaz para capacitar os idosos a cuidarem melhor de sua saúde e bem-estar”.

 

“Em suma, a organização da cartilha ‘Saúde do Idoso’ representa um compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar dessa parcela da população. Ao fornecer informações precisas, promover a conscientização e capacitar os idosos a adotarem hábitos saudáveis, estamos contribuindo para uma sociedade mais inclusiva, justa e solidária, onde todos possam envelhecer com dignidade e qualidade de vida”, destacou Lunalva.

 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS