Reitor Augusto Rezende realiza reunião em seu gabinete montado na Agrotins com representantes da Embrapa (Fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins)
Além de mostrar o seu potencial para pesquisa e inovação, por meio da exposição de projetos e a oferta de palestras, minicursos e oficinas, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) aproveitou sua participação na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2024, realizada pelo Governo do Estado, para fortalecer suas relações institucionais. O tema deste ano da Agrotins foi “Bioeconomia”.
Pelo gabinete do reitor, Augusto Rezende, instalado na Vitrine Agrotecnológica da Unitins, passaram pesquisadores, empresários, representantes de instituições não governamentais, secretários de Estado e parlamentares. “Todo esse engajamento e visitação política e de contato institucional com o nosso estande nos coloca numa posição importante enquanto visibilidade técnica para a melhoria do Estado. Então, valorizamos isso e é fruto do trabalho dos grandes resultados que a Unitins tem apresentado nos últimos anos”, destacou o reitor Augusto Rezende.
Reitor Augusto Rezende e o secretário da Educação, Fábio Vaz
O reitor detalha ainda que a Agrotins foi uma importante vitrine para mostrar o que a Unitins tem ofertado no ensino superior no que se refere à formação de mão de obra qualificada para o desenvolvimento da região, com destaque para o crescimento da Instituição, que se torna a cada dia mais descentralizada e interiorizada. “Tivemos a oportunidade de mostrar essa nova Unitins e o valor que ela tem, além de trabalharmos para fortalecer os nossos convênios e as relações com as pastas do Estado, como também instituições como o Sebrae, Senar, e a Universidade teve a oportunidade de fazer boas relações”, conclui.
Reunião com secretários de Estado no gabinete da Reitoria na Agrotins 2024
Entre as autoridades que visitaram o estande da Unitins, destacam-se o secretário da Educação, Fábio Vaz; da Administração, Paulo César Benfica; do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura; o procurador-geral do Estado, Dr. Kledson de Moura Lima. Passaram pela Vitrine Agrotecnológica da Unitins também os deputados federais Ricardo Ayres, Eli Borges e Vicentinho Junior, além de representantes da Embrapa, Sebrae, Senar entre outras instituições. O ministro da Agrocultura, Carlos Fávero, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o deputado e presidente da Aleto, Amelio Cayres, também passaram pela Vitrine Agrotecnológica da Unitins.
Autoridades na Virtrine Agrotecnológica da Unitins na Agrotins 2024
Reitoria na Unitins
Durante a Agrotins, o reitor da Unitins, Augusto Rezende e a vice-reitora, Darlene Teixeira Castro, participaram de eventos institucionais importantes em parceria com universidades e instituições. Um desses eventos foi a assinatura do Pacto pela Inovação, acordo que reúne, em um compromisso público, empresas, universidades, centros de pesquisa, entidades do setor público e privado e outros atores relevantes para trabalharem juntos em prol da inovação.
Assinatura do Pacto pela Inovação na Agrotins 2024
Outra agenda importante foi a participação da Reitoria no lançamento oficial do Congresso Nacional de Milho e Sorgo no estande da Embrapa, no evento do programa Exporta Mais Brasil e na Rodada de Negócios do Sebrae/TO que contou com a participação de acadêmicos e docentes da Unitins.
Agrotins em números
Na Vitrine Agrotecnológica da Unitins foram ofertadas palestras, oficinas e exposições diversas com a participação direta dos acadêmicos e docentes da Universidade. Enquanto isso, no Complexo de Ciências Agrárias (CCA), o Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi e o Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta) funcionavam com exposição para o público visitante.
Mais de 600 acadêmicos dos cursos de graduação da Unitins, dos câmpus Palmas, Paraíso e Augustinópolis, além de estudantes do Projeto de Interiorização Universitária (TO Graduado) participaram diretamente da feira.
Dentre os projetos de acadêmicos em exposição havia aqueles focados em apresentar soluções que não apenas aumentam a eficiência, mas que também minimizam o impacto ambiental. Exemplos incluem biofertilizantes feitos a partir de resíduos orgânicos, como o apresentado pela disciplina extensionista do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do TO Graduado/Polo de Guaraí de produção de chorume (biofertilizante natural).
Conforme a diretora de Pesquisa Agropecuária da Unitins, Marjory Trajano, o balanço da participação da Unitins na Agrotins foi extremamente positivo. "Contamos com a presença entusiástica de todos os nossos alunos e professores do setor agro, que realizaram trabalhos de grande relevância, atraindo a atenção do público visitante. Nosso estande esteve em constante movimento, recebendo visitas de caravanas de escolas técnicas, produtores e curiosos em geral que vieram conhecer mais sobre a nossa Universidade", destaca.
Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), a Agrotins, maior feira deste segmento na Região Norte do Brasil, superou as expectativas iniciais de R$ 3 bilhões em vendas e movimentou mais de R$ 4 bilhões em negócios e um público total de 232 mil pessoas, durante o período de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Mauro Mendanha, em Palmas.