Acadêmicos assistem palestra ministrada pela Epagri de Santa Catarina (Foto: Giulia Galvão/Dicom Unitins)
A Vitrine Agrotecnológica da Universidade Estadual do Tocantins recebeu, nesta sexta-feira, 17, a palestra “A cultura do arroz irrigado em Santa Catarina – Desafios e oportunidades” ministrada pela melhorista de arroz da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Esther Wickert.
Durante a palestra, Esther fez um panorama histórico sobre o arroz no mundo e no Brasil, apresentou os tipos, os impactos e o diagnóstico do cultivo de arroz em Santa Catarina. “O arroz, o milho e o trigo foram os cereais que nos propiciaram estocar alimentos e, a partir disso, estar aqui como civilização, além de ser o prato básico do brasileiro”.
A palestrante também elencou os trabalhos realizados na Epagri na cultura do arroz. “A gente trabalha no desenvolvimento de variedades e também de tecnologias para manejo da cultura, visando sempre produtividade, sustentabilidade a longo prazo, e que a cultura como um todo tenha o mínimo de impacto possível em todo um ecossistema da Terra”. Ela destacou que as mudanças climáticas são o maior desafio. “A agricultura é uma empresa a céu aberto, então estamos suscetíveis a isso. O nosso desafio é criar, desenvolver materiais, técnicas, tecnologias que visem minimizar essas condições sobre as quais a gente não tem controle”, completou.
A acadêmica do 4º período do curso de Engenharia Agronômica Kamilla Martins afirmou que a palestra despertou o interesse dela na cultura do arroz. “Eu achei a palestra muito educativa e atrativa, conhecer mais sobre essa cultura despertou a vontade de me aprofundar futuramente nos estudos sobre esse cereal”, declarou.
A Epagri é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural.