Palestra apresenta resultado de pesquisa sobre o potencial de remoção de carbono dos remineralizadores

Consumo do produto, estudos sobre o tema e investimentos na área tendem a crescer exponencialmente

Lara Fogaça Agrotins 2024 17/05/2024 14:44

Paletra ministrada pelo pesquisador Fred Newton no auditório da Vitrine Agrotecnológica da Unitins (Foto: Lara Fogaça/Dicom Unitins)


O potencial da remineralização de solos para remoção de carbono da atmosfera foi tema da palestra realizada pelo professor e pesquisador da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) doutor Fred Newton, nesta sexta-feira, 17, durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2024.

Utilizados na agricultura como alternativa para melhorar a fertilidade do solo e nutrição das plantas, os remineralizadores de solo são pós de rocha que podem ser utilizados como alternativa aos adubos industrializados. Seu uso, além de favorecer a economia do país, tendo em vista que a grande maioria dos fertilizantes aplicados na agricultura brasileira provém da importação, enquanto os remineralizadores são nacionais e regionais, têm apresentado forte potencial na captura de dióxido de carbono (CO2).

A fim de expor descobertas sobre o tema, o pesquisador da Unitins ministrou a palestra “Remineralização de solos – potencial de remoção de carbono”. Durante palestra, Fred Newton apresentou os resultados de um projeto financiado pela Fapt que foi capaz de confirmar este potencial. A pesquisa realizada na Unitins avaliou a capacidade de remoção de carbono de um remineralizador que também foi registrado junto ao Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) através do trabalho da Universidade.

Fernando Denardin acompanhou a palestra e falou que, em sua atuação profissional, já tinha conhecimento a respeito do uso dos remineralizadores, porém desconhecia esta outra possibilidade do produto. “Eu sou engenheiro agrônomo, então conheço os pós de rocha e seus benefícios para o solo e as plantações, mas em relação a esse potencial de sequestro de carbono, ainda não tinha me atentado. Achei muito interessante e acredito que seja uma questão que vá crescer muito daqui para frente, tanto em relação ao consumo do produto, quanto as pesquisas relacionadas à remoção de carbono,” comentou o engenheiro.

A remineralização vem ainda oportunizando o surgimento de novos modelos de negócio. Já existem empresas multinacionais que se atentaram, têm investido e vêm se especializando em tecnologias de remoção de carbono. É um mercado promissor com grande potencial financeiro.

O palestrante pontuou que os governos estão em busca de ações que possam ajudar a mitigar os efeitos das mudanças climáticas e esta é uma alternativa que abre margem para diversas possiblidades de ações e políticas públicas. “É esse o papel da pesquisa, oferecer subsídios para que isso possa se transformar em ações concretas que facilitem a vida das pessoas e ajudem a resolver problemas da sociedade”, concluiu Fred Newton.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS