Workshop de sabonetes artesanais ensina passo a passo para produção

Alunos e visitantes da Agrotins 2024 aprenderam como formas de empreender por meio da produção dos produtos

GIULIA MOREIRA GALVÃO Agrotins 2024 16/05/2024 16:17

Workshop ministrado no estande da Unitins ensina como fazer sabonetes artesanais (Fotos: Nontato Silva/ Dicom Unitins)

No estande da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) presente na 24° Feira Agrotenológica do Tocantins (Agrotins) que aborda o tema "Bioeconomia", um workshop se destacou pela abordagem prática e ecológica: a produção de sabonetes artesanais com materiais naturais.

O workshop ministrado pela acadêmica da Unicatólica e empreendedora Isadora Coelho ofereceu uma visão abrangente sobre a produção de sabonetes artesanais e guiou os participantes através de um passo a passo prático.

“Esses sabonetes são sustentáveis e biodegradáveis, porque eles são feitos com óleos e manteigas vegetais. A minha produção é toda feita com matéria-prima vegetal, então não tem substâncias químicas, por isso que ele é biodegradável também. Trouxemos ela pelo tema da Agrotins deste ano, que é Bioeconomia, e trouxemos a oficina baseada nisso para que as pessoas consigam aprender a fazer o seu próprio sabonete em casa também”, explica Isadora Coelho.

Passo a Passo

Ingredientes básicos: O primeiro passo crucial é escolher os ingredientes certos. Isadora enfatizou a importância de utilizar materiais orgânicos e naturais, como óleos vegetais, soda cáustica, agua destilada. Aditivos também podem ser acrescentados como: óleos essenciais, corantes naturais e ervas.

Equipamentos: Recipientes, formas, termômetro, balança, mixer e EPI’s como luva, blusa de manga comprida, óculos e máscara. Com os ingredientes em mãos, Isadora demonstrou como fundir e misturar cada componente para criar uma base de sabão.

Métodos de produção: Para a produção de sabonetes temos dois métodos o “cold process” e o “hot process”. No cold process a mistura dos ingredientes é feita em temperatura baixa e a cura dura de 4 a 6 semanas, já no hot process o cozimento dos ingredientes é de uso imediato e a cura feita mais rápida.

Segurança: para o manuseio de soda caustica é necessário utilizas luvas, óculos e avental além de produzi-los em local ventilado. Para casos de emergência tenha vinagre e água à disposição, eles ajudam a neutralizar a soda caustica em caso de contato.

Personalização: Fragrâncias como óleos essenciais de lavanda, menta, laranja e outros podem ser adicionados, assim como cores diversas que darão um toque individual a cada sabonete.

Apresentação de sabonetes artesanais no espaço oficina da Unitins

Isadora enfatizou que esses ingredientes não apenas beneficiam a saúde da pele, mas também ajudam a preservar o meio ambiente, reduzindo a exposição a substâncias químicas prejudiciais. Além dos benefícios para a pele e para o meio ambiente, a produção artesanal de sabonetes também pode proporcionar uma fonte de renda sustentável e autônoma. Isadora compartilhou sua própria jornada empreendedora, destacando como a produção e venda de sabonetes artesanais não apenas lhe proporcionou uma fonte de renda adicional, mas também uma sensação de realização e propósito.

Para a servidora da Unitins e participantes do workshop Francisca Laylla Lima, “a oficina de sabonetes me surpreendeu positivamente. Entender os componentes e o processo que são necessários para a produção de sabonetes caseiros trouxe uma nova perspectiva pra avaliar a qualidade desses produtos e também despertou interesse em aprender a fazer na minha casa."

Ouvidoria UNITINS