Primeiro workshop sobre mulheres do Agronegócio debate os principais desafios do mercado profissional

Evento contou com a presença de profissionais que se tornaram referência na área do Agronegócio

Natália Rezende Agrotins 2024 16/05/2024 15:25

Público presente ficou atento ao 1° Workshop sobre Mulheres do Agronegócio (Fotos:  Ananda Portilho/Dicom Unitins)


O auditório da Vitrine Agrotecnológica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) foi o palco do primeiro Workshop “Mulheres no Agro: inspirações para vencer desafios”, que aconteceu durante a tarde desta quinta-feira, 16, na 24ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), com o tema “Bioeconomia". O evento contou com a presença de profissionais que se tornaram referência na área do Agronegócio para debater sobre os desafios do mercado de trabalho e outras temáticas, e foi mediado pela docente do curso de Engenheira Agronômica da Unitins Câmpus Palmas Márcia Cristina Lopes. A abertura do workshop foi realizada pelo coordenador do curso de Engenheira Agronômica, Thiago Magalhães De Lázari.

O evento estava lotado de expectadores que prestigiaram discussões sobre as mulheres atuantes no mercado do Agronegócio. O bate-papo contou com a participação da engenheira agrônoma e coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio da Unitins, Daisy Parente; da médica veterinária e sócia proprietária da Fazenda Encontro da Natureza, Jackeline Guelfi de Alvarenga; da engenheira agrônoma e assistente técnica de Geração de Demanda da Eurochem, Larissa Lança Cunha; da administradora e sócia da proprietária da Terra Forte Centro de Negócios, Marília Iêlita Naves Braudes; da egressa da Unitins a engenheira agrônoma e consultora técnica de Campo da New Holland Sablina Rangel da Silva Moreira; e da engenheira agrônoma e CEO da Empresa da AgriPlant Consultoria Ambiental e Projetos, Yasmim Xavier de Abreu Silva.

"Foi muito interessante sobre a parte das mulheres serem mais reconhecidas. Elas dividiram que antigamente era muito difícil, e atualmente as mulheres estão sendo mais empoderadas”, salientou Waléria Rodrigues de Melo, do 3° período do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Polo de Miranorte do TO Graduado.

 

 O debate foi mediado pela docente do curso de Engenheira Agronômica da Unitins Câmpus Palmas Márcia Cristina Lopes


Mulheres no Agronegócio

Na oportunidade, a egressa da Unitins, engenheira agrônoma e consultora técnica de Campo da New Holland Sablina Rangel da Silva Moreira contou que foi um prazer estar de volta. "Tenho seis anos de formada, formei aqui na Universidade e é ótimo ver a evolução dela. Recentemente, ela era pequena e estamos galgando crescimento diariamente e obtendo atenção e voz ativa para a comunidade. E as mulheres do campo também estão ganhando essa voz. Um aspecto bem bacana é que o campo atualmente está mais acolhedor. Ainda temos vários desafios, mas diversas empresas ainda buscam mulheres capacitadas. Então, as dicas que tenho para doar é se capacitem e fortaleçam seus currículos porque o mercado espera vocês", finalizou.

“É a primeira vez de um workshop voltado somente para as mulheres do Agronegócio e começamos a inspirar mulheres, homens e as pessoas do agronegócio. Conseguimos visualizar pelos depoimentos de cada uma das participantes. Sabemos que plantamos a sementinha para mudar a realidade de tantas pessoas. O público contribuiu e participou de diversas maneiras de desafios, mas o principal foi não desistir”, pontuou Márcia Cristina Lopes.

A coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio da Unitins, Daisy Parente, também destacou que o evento foi riquíssimo. Acredito que a primeira experiência é um momento reunindo mulheres do cenário para falar sobre desafios e perspectivas, com a possibilidade de encorajar e pontuar para as nossas futuras profissionais, sendo as nossas acadêmicas, para enfrentar os desafios desse mercado de trabalho. Então, foi um preparo riquíssimo e único que a nossa Universidade possibilitou na Agrotins.”

Emoção

Em todo o momento, a pró-reitora de Graduação Alessandra Ruita Czapski demonstrou clara emoção sobre as falas divididas durante o wokshop. “Eu tiro o chapéu para todas vocês. Chorei, mas chorei de orgulho, orgulho de ouvir todos os depoimentos. Depoimentos de luta, depoimentos de prova, depoimentos de como chegar a um lugar. Não apenas chegar, mas ter que provar todos os dias que merecem aquele lugar.”

Depois dos depoimentos das mulheres do Agronegócio, quem também se emocionou foi a vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro. “Depois do depoimento de vocês, em que eu estava com os ouvidos abertos, olhos brilhando e arrepiada com cada fala de vocês, tenham certeza de que eu saio daqui muito mais empoderada. Gratidão a cada uma de vocês. Vocês nos inspiram.”

 

 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS