A bolsista Karin Jocoby durante apresentação do Manual na Agrotins (Fotos: Ananda Portilho/Dicom Unitins)
Para ajudar na identificação e manejo de percevejos e lagartas, pesquisadores da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) desenvolveram o “Manual Técnico de Identificação, Biologia e Manejo de Percevejos e Lepidópteros praga do Cerrado” que está sendo apresentado e divulgado na Vitrine Agrotecnológica da Universidade, na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2024).
O guia foi desenvolvido pela acadêmica Karin Jacoby Riva, do 9º período do curso de Engenharia Agronômica/Câmpus Palmas com a orientação do professor doutor Efraim de Santana Souza. Foram identificadas e catalogadas 30 espécies de percevejos e lagartas com fotos, informações sobre a espécie e orientações para o manejo em lavouras de milho, soja e algodão.
“O manual se baseou em carências que nós, eu e meu orientador, observamos no que diz respeito às formas de identificação de percevejos e lagartas que sejam eficientes e corretas, porque há uma dificuldade com essa identificação e, principalmente, com o manejo correto dessas espécies que podem ser pragas nas lavouras”, explicou a acadêmica bolsista.
Projeto mapeou e descreveu 30 espécies que podem ser pragas em lavouras
E completou destacando que “fiz as coletas, fiz a identificação desses insetos, fotografei as espécies e fiz o guia com base em outros guias que já existem, mas de uma forma mais simples, de fácil acesso e compreensão para a comunidade”.
O guia é fruto de um projeto de extensão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex) que tem como principal objetivo auxiliar estudantes, profissionais e produtores da área do agronegócio.
Acesse o manual aqui.