Trincheira localizada na Vitrine Agrotecnológica da Unitins na Agrotins 2024 (Fotos Natália Rezende/ Dicom Unitins)
Uma Trincheira com apresentação das particularidades dos solos está instalada na Vitrine Agrotecnológica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) na 24ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins/2024), com o tema “Bioeconomia”. A coordenação da exposição “Avaliação da qualidade do solo e sistemas radiculares” é do docente Diony Alves Reis, que atua nos Câmpus Palmas e Paraíso.
O público visitante está atraído pelas cores vibrantes dos elementos naturais presentes nos solos, que foram confeccionados pelos acadêmicos dos cursos da Universidade ligados ao Agronegócio. A exposição na Trincheira está sendo ofertada nos quatro dias de programações da Unitins, voltadas para a temática de sustentabilidade e responsabilidade com o meio ambiente.
Docente Diony Alves e aluna Maissa Emanuelle do curso de Engenharia Agronômica do Câmpus Palmas
“A Trincheira nos permite observar três fatores sobre os solos. A primeira aprendizagem é sobre os nutrientes. Alguns exemplos são o nitrogênio e potássio, que auxiliam no desenvolvimento das plantas. Ela também nos faz entender quais são os horizontes dentro da trincheira, sendo eles A, B e a rocha. Por fim, é possível verificar qual é o tipo de solo presente”, explicou a aluna Maissa Emanuelle Silva de Paiva de Sousa, que cursa o 3° período de Engenharia Agronômica do Câmpus Palmas.
O docente Diony Alves Reis argumentou que a instalação da Trincheira na Agrotins demonstra didaticamente para os agricultores a importância de entender os processos para a fertilidade dos solos e aumento da produtividade. “Estamos apresentando a relevância da qualidade do solo para os sistemas produtivos. Ao criar uma ilustração com uma diversidade de bolinhas de gesso coloridas, nós representamos os diferentes nutrientes. Mostramos os macros e micronutrientes, que são extremamente significativos para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Em solos da região do Cerrado, temos algumas peculiaridades ou algumas limitações que precisam ser corrigidas. Por exemplo, os solos são naturalmente ácidos. Eles possuem fertilidade naturalmente baixa. Para esse aspecto, o recomendado é fazer calagem, gessagem e a adubação adequadas para garantir a sustentabilidade agrícola, ambiental e econômica. ”
Público prestando atenção na explicação da exposição