Para aproximar o aluno do ensino médio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Dianópolis, o Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa realizou na manhã desta sexta-feira, 3, uma visita com os alunos da turma 33.01 e a professora Adriana Rabelo à Universidade.
Estudantes do Centro de Ensino Médio Antônio Póvoa visitam Câmpus Dianópolis (Fotos: Ceila Menezes/Dicom Unitins)
A turma foi recebida pela direção do Câmpus, juntamente com os coordenadores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito. Cerca de 20 alunos participaram da visita que tem como objetivo conhecer a estrutura do Câmpus e incentivar os estudantes nas escolhas de suas futuras profissões.
“O nosso objetivo com essa ação da eletiva é justamente fortalecer o vínculo com a Universidade, oferecer a oportunidade de eles conhecerem a instituição, o universo acadêmico superior. Na nossa juventude, quando fomos para a universidade, não tivemos essa oportunidade de conhecer para escolher, além disso, naquela época, não tínhamos acesso a informação, a exemplo de saber interpretar um edital, compreender a política de cotas, etc. Hoje, estou buscando exatamente isso para os meus alunos, mostrando para eles o contexto geral da instituição, para que eles entendam melhor, buscando onde podem se encaixar, lembrando sempre da valorização da oportunidade de uma universidade na porta de casa. Então, essa é a nossa proposta, valorizar e fazer com que os estudantes almejam e conquistem sua tão sonhada vaga”, enfatizou a professora de história e sociologia do CEM Antônio Póvoa, Adriana Rabelo.
Estudante do 3° ano do ensino médio, João Pedro Cardoso Pereira destacou a importância da visita à Unitins. “O objetivo da nossa visita é exatamente trazer a oportunidade de conhecermos mais sobre a universidade. E essa participação traz conhecimento e agrega muito para nós, que estamos em ano de escolha para o vestibular. Estou feliz em ter vindo conhecer mais sobre a Unitins”, disse.
Os professores e coordenadores Eduardo Meirelles (Administração), Gabriel Machado (Ciências Contábeis) e Beatriz Mafra (Direito), realizaram uma apresentação sobre os cursos, destacando os avanços da instituição na região Sudeste, enfatizando o compromisso da Unitins com o desenvolvimento local por meio do ensino e pesquisa. “É uma oportunidade única para estes estudantes que vêm para conhecer a universidade antes de adentrar pelo vestibular. A Unitins é uma porta aberta para o futuro destes jovens e a gente está aqui para isso, oferecer informação e posteriormente recebê-los para a iniciação científica, por meio da pesquisa e da extensão. A Unitins tem esse papel importante na região Sudeste e a gente reforça esse compromisso, de formar cidadãos com consciência social e sobretudo, oferecer oportunidade de transformação”, disse o professor e coordenador do curso de Administração, Eduardo Meirelles.
Professor Eduardo Meirelles destaca importância da Unitins na região
“Receber estes estudantes, que são nossos futuros acadêmicos, é sempre motivo de muita alegria. A gente sempre busca passar para eles a importância da graduação, da escolha profissional deles. E a Unitins abre suas portas para estes estudantes com a proposta de que eles se atentem para a importância de seguirem estudando, focados no objetivo e na certeza de que é por meio da educação que a gente transforma o meio em que vivemos. A gente agradece a visita do CEM Antônio Póvoa e seguimos à disposição de toda comunidade”, destacou a diretora do Câmpus, Ana Felícia Cavalcanti Pires.
Estudantes durante visita à biblioteca da Unitins