Projeto "Unindo Objetivos Sustentáveis" realiza ações com escolas da rede pública e acadêmicos da Unitins

Pesquisa científica, empreendedorismo e inovação foram os temas das atividades realizadas em quatro cidades da região

QUEZIA DA SILVA ALENCAR ODS 02/05/2024 15:00

Alunos da Escola de Tempo Integral de Araguatins participam de ação Pesquisa em Foco (Fotos: Quezia Alencar/ Dicom Unitins) 


A  Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou palestras e oficinas em escolas estaduais e polos do TO Graduado por meio do projeto intersetorial “Unindo Objetivos Sustentáveis” Chamada CNPq/MCTI 01/2023 – SNCT, pelas pró-reitorias de Pesquisa e Graduação (Propesp), de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). As ações aconteceram nos dias 29 e 30 de abril.

O projeto destina-se a realizar ações colaborativas de cunho científico, extensionista e inovador que estejam articulados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada em outubro de 2023. As ações correspondem à  segunda parte das atividades previstas. A comitiva da Unitins para a execução das atividades foi composta pela diretora de Fomento à Iniciação Científica, Flávia Barreira Gonçalves; Coordenadora de Ambientes de Inovação e Parcerias (NIT), Mylena Costa Jacundá; assessor do Nit, Wagner Almeida; e a assessora da Diretoria de Fomento à Iniciação Científica, Rosemeire Imay Hasebe.

Os alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Tempo Integral Profª Oneide da Cruz Mousinho de Araguatins participaram no dia 29 da ação “Pesquisa em foco: desmistificando a pesquisa científica” que busca incentivar e fortelecer o conhecimento científico. A palestra foi realizada pela egressa do curso de Letras Érika Rodrigues, e a letróloga contou sua trajetória pessoal e acadêmica, buscando inspirar os estudantes.

Sobre a importância de ingressar numa Universidade, Érika afirma que a instituição é uma possibilidade de ampliar sua visão de mundo e mudar sua realidade. “A consciência que eu tenho hoje sobre as coisas, a minha visão de mundo, foi no ensino superior que eu realmente me construí como uma pessoa. Tanto as leituras que eu fazia na faculdade, as conversas que eu tinha com os meus amigos, os debates que eu tinha em sala de aula, os contratempos, as opiniões diversas. Então, tudo agregou para a minha construção”, afirmou a egressa, compartillhando também sobre sua iniciação na pesquisa científica a partir de grupos de pesquisa e seu ingresso no mestrado.

Egressa da Unitins Érika Rodrigues participa da ação com palestra sobre trajetória acadêmica 


A Escola Estadual de Tempo Integral de Araguatins participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio da Unitins (Pibic-EM) ciclo 2023-2024. Com seis bolsistas atuando em projetos de pesquisa, os estudantes se apresentaram para os colegas e falaram os temas das pesquisas em desenvolvimento.  

O estudante do 2º ano Kadson César compartilhou suas impressões sobre a ação. “A palestra foi bastante informativa, gostei do conteúdo abordado. Achei mais interessante ela falando sobre as atitudes que a gente tem no ensino médio, que acabam um pouco com a nossa aprendizado e como é importante estar atento a isso”, relata.

A ação #FalaNIT realizada no período da tarde com os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Fazenda Dezesseis em Augustinópolis, com o tema “Ambientes de inovação, propriedade intelectual e soluções criativas”, teve como objetivo levantar reflexões e esclarecimentos sobre as temáticas para questões sociais e ambientais.

Os alunos participaram de um bate-papo com o articulador NIT/Câmpus Araguatins e Augustinópolis, Marcos Aurélio Ayres, sobre empreendedorismo e ideias inovadoras. "Podem utilizar a criatividade de vocês, porque isso é importante para o empreendedor, desde a venda de lanches, produção de horta, e como estamos também na era tecnológica é possível criar robôs com materiais reclicáveis e fazer brinquedos, existem diversas possibilidades no empreendedorismo", afirma. 

Para falar de participação acadêmica e pesquisa científica, o diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, a acadêmica do 7º período de Pedagogia Jamille Simões e o acadêmico do 7º período de Letras Thalysson Patrick dos Santos conversaram com os alunos sobre o ingresso na universidade e a importância do ensino superior.

Em seguida, foi realizada a “Oficina de Soluções criativas para ODS”, a partir de imagens, os alunos identificaram problemas sociais e ambientais e os relacionaram com os 17 ODS, apresentando à turma suas ideias de melhorias, como projetos que envolvem a leitura, produção sustentável de alimentos, entre outros.

Alunos da Escola Estadual Fazenda Dezesseis na ação #FalaNit 


Para a aluna Aryanne Oliveira, do 2º ano, o momento de interação foi inesquecível. “Eu achei muito interessante porque aprendi coisas que eu não sabia, teve um debate muito legal, todos participaram, todos deram o seu máximo. Achei bem legal a dinâmica também que a gente participou. Eu agradeço muito por eles terem vindo, porque foi uma das minhas experiências que eu vou levar pro resto da minha vida. E eu quero poder estar junto com a Unitins quando eu terminar o meu ensino médio”, conta a estudante.

A professora de química e física Crisllayne Pereira conta que a parceira entre a escola e a Unitins é importante para o desenvolvimento dos alunos. “Achei espetacular a ação, é sempre um grande prazer receber a Unitins aqui, não é a primeira vez e nós ficamos agradecidos por sempre escolherem a nossa escola para desenvolver esses projetos. Acredito que é uma forma de mostrar o que acontece na Universidade para os nossos estudantes aqui, inserindo o estudante do nível médio nesse ambiente, um dos grandes exemplos é justamente as bolsas que foi proporcionado aqui para alguns estudantes da nossa instituição”, destaca.

Ao final da ação, o projeto desenvolvido pelo NIT, “Meninas e mulheres inovadoras” que fala sobre mulheres que fizeram história na ciencia e inovação foi apresentado por alguns estudantes para toda a escola, por meio de exposição de banners.

Seguindo a rota de atividades, a última parada do dia se deu no polo do TO Graduado em Sítio Novo. Após assistirem à live “Marketing Pessoal enquanto ferramenta de comunicação institucional”, com a vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro, e a jornalista Graziela Guardiola os acadêmicos participaram de um bate-papo com a equipe do projeto “Unindo Objetivo Sustentáveis” sobre a importância do fomento à pesquisa científica, do pensamento inovador e incentivo ao empreededorismo.

Acadêmicos do polo TO Graduado em Sítio Novo


Acadêmicos do polo também participaram do bate-papo com a apresentação de projetos de extensão. As acadêmicas do curso Tecnologia em Gestão Pública  Ana Beatriz Sousa, Veronisse  Aguiar, Cleomar Lira, Delaisa Barroso e Ana Beatriz Silva desenvolveram o projeto “Roda de conversa, oficina e confecção de artesanato de laço para mães e estudantes”, buscando incentivar o empreendedorismo feminino local. A acadêmica do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tifhany Dias atua no projeto “A importância da tecnologia e a conscientização do seu uso”, com o objetivo de oferecer aula de informática básica para a comunidade.

A acadêmica de Tecnologia em Gestão Pública Ana Beatriz Souza conta que o projeto surgiu a partir da observação da realidade social da comunidade. "Nosso plano de ação é baseado na ODS 10, que é contribuir para redução da desigualdade social, foi uma problemática que visualizamos no nosso município. No nosso grupo temos uma artesã e ela que vai ensinar as mulheres sobre a produção dos laços, vamos dar os materiais e o curso para aprender as técnicas e assim ter mais independência", explica. 

Na terça-feira, 30 de abril, foi a vez do acadêmicos do polo TO Graduado em Guaraí participarem da ação Pesquisa em Foco com a oficina “Desvendando o currículo Lattes”, com a coordenadora dos cursos de Agrárias do IESC-FAG  e zootecnista, Carla Guimarães. Os alunos aprenderam a mexer na plataforma e a importância de manter o currículo sempre atualizado.

A coordenadora de Incubadoras e Parcerias da Unitins, Mylena Costa Jacundá, relata que as ações do #FalaNit  integram o calendário anual de ações do setor desde 2022  e representou, também, no contexto do projeto, um espaço de trocas de esclarecimentos, aprendizados, aproximação e interação entre os cursos de graduação da Unitins e dos estudantes de ensino médio da rede pública estadual de ensino. "A experiência com a realização das ações integradas #FALANIT e Pesquisa em Foco no âmbito do referido projeto foi bastante animadora e exitosa, tendo em vista que todas as atividades propostas foram pensadas e construídas em cima da valorização do conhecimento científico, tecnológico e inovador, buscando, sobretudo, incentivar a comunidade acadêmica da Unitins e alunos de escolas públicas para o desenvolvimento de projetos de soluções criativas, negócios de impacto social, ações voltadas ao empreendedorismo e protagonismo feminino na ciência e inovação", conta. 

Mylena compartilha que foi motivo de alegria estar mais próxima os alunos do Projeto TO Graduado dos polos de Sítio Novo e Guaraí e dos estudantes da ETI de Araguatins e Escola Estadual Fazenda Dezesseis de Augustinópolis. "Acreditamos que a integração do ensino médio com o ensino superior tem bastante potencial para despertar nos estudantes o interesse pelo universo da pesquisa científica, da extensão e da inovação, além de prepará-los para a vida profissional e ingresso na universidade", afirma. 

A diretora de Fomento à Iniciação Científica, Flávia Barreira Gonçalves, destaca a importância do desenvolvimento do projeto e o seu principal objetivo. "As ações do projeto Unido Objetivos Sustentáveis da Chamada CNPq/MCTI 01/2023 – SNCT, que ocorreram tanto em Escolas do Ensino Médio quanto em Polos do TO Graduado, foi uma jornada de desmitificação da pesquisa científica e engajamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta iniciativa não apenas colocou em destaque a importância da ciência na construção de um futuro sustentável, mas também estabeleceu uma aproximação dos alunos do Ensino Médio, muitos dos quais são bolsistas do Pibic-EM, com a Unitins. O objetivo principal destas ações foi transcender as barreiras da Universidade, levando não só o compartilhamento de descobertas e experiências de quem já viveu e vive a pesquisa científica, mas também inspirando uma nova geração de cientistas, mostrando-lhes como a pesquisa pode ser uma ferramenta poderosa para enfrentar os desafios, desde a preservação do meio ambiente até a promoção da igualdade social", afirma. 

As atividades do projeto seguem até o mês de julho, com as ações #FalaNIT no município de Paranã, "Pesquisa em Foco" em Paraíso e com as ações "Descobrindo o Futuro" por meio da Proex. 

Acadêmicos do polo TO Graduado em Guaraí 


Confira mais fotos das ações 

Articulador NIT/Câmpus Araguatins e Augustinópolis, Marcos Aurélio Ayres, também esteve presente na ação do polo TO Graduado em Sítio Novo 


Alunos da Escola Est. Fazenda Dezesseis apresentam projeto "Meninas e Mulheres Inovadoras"


Comitiva da Untins/Câmpus Araguatins conversa com alunos da escola estadual 


Estudantes participam da oficina "Soluções criativas para ODS" na ação #FalaNit 


 

Comitiva da Unitins executora do projeto "Unindo Objetivos Sustentáveis" 


 

Todos os participantes das ações receberam kits do evento com bloco de anotações, caneta, ecobag e copo reutilizável 


 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS