Com o título, “Caminhos históricos, sociais e pedagógicos da literatura tocantinense”, a editora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) apresenta a sua nova publicação, resultado de um amplo trabalho de pesquisa a partir da leitura de obras produzidas no Estado, o que representa a possibilidade de identificação de expoentes literários que ainda estão em busca de sua notoriedade literária. Rubens Martins da Silva e Ysabella Canindé Guerreiro Macedo assinam a obra como organizadores.
Dividida em cinco capítulos, a obra leva ao leitor possibilidades de identificação de aspectos históricos, sociais e pedagógicos contidos em uma produção literária que revela a potencialidade da produção literária tocantinense. Os organizadores destacam que as abordagens contidas em cada um dos capítulos sugerem que a produção literária regional tem expressividade para a formação de leitores, bem como para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, além da crítica literária.
“Este livro é um convite à leitura das obras literárias que deram suporte à escrita dos referidos capítulos, as quais, substancialmente, poderão ser utilizadas para a realização de pesquisas em diferentes níveis de estudo, destacando-se, por exemplo, as vinculadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) e aos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Além disso, é uma literatura que sugere, tal como este, a publicação de outros livros vinculados a esta mesma linhagem científica”, avaliam os organizadores.
“É comum ouvir falar em literatura tocantinense, mas ao fazer a leitura deste livro é que se consegue observar a dimensão que ela representa no e para o estado do Tocantins. É, também, a partir desta obra que se consegue identificar a força das manifestações literárias tocantinenses para a cultura poética”, comenta Janaína Senem, no prefácio da obra, enfatizando que o modo como cada capítulo é apresentado sugere que o leitor faça um percurso literário recheado de aventuras, descobertas e de reflexões sobre diferentes temáticas. “Nesse percurso, ele terá contato com informações históricas e culturais, pedagógicas e sociais, além de percepções sobre o que é possível fazer quando da leitura das obras analisadas, e consequentemente sugeridas como leitura de cabeceira”.
Para a diretora da Editora Unitins, Liliane Scarpin Storniolo, o livro “Caminhos históricos, sociais e pedagógicos da literatura tocantinense” é um convite para o conhecimento da história e cultura do Tocantins por obras literárias produzidas por autores tocantinenses. “Essas obras, colocadas no contexto pedagógico, podem ser utilizadas como incentivo à leitura e atividades relacionadas a conteúdos interdisciplinares”, recomenda.
O livro “Caminhos históricos, sociais e pedagógicos da literatura tocantinense”, no formado digital, pode ser acessado por meio do link https://revista.unitins.br/index.php/editoraunitins/issue/view/217