O curso de Direito do Câmpus Paraíso da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizará a palestra “Autistas e PcD: direitos e vivências”. A temática busca abordar o Abril Azul, campanha para sensibilizar as pessoas sobre as características do autismo, promovendo a empatia e o respeito mútuo. O evento acontece no dia 30 de abril, das 8 horas às 11 horas, no Auditório do Bloco B. São 60 vagas disponibilizadas e podem participar os acadêmicos do 1° e 7° períodos de Direito. As inscrições podem ser realizadas via o Sistema Eventos da Unitins. A palestrante será a advogada especialista em Direito Médico Dani Monticelli. A mediação será da docente Camila de Bortoli Rossatto Riedlinger, ministrante da disciplina extensionista “História e Antropologia Jurídica”.
Segundo a professora Camila de Bortoli, “em alusão ao mês do autismo, a palestra buscará informar os acadêmicos e a comunidade externa sobre os direitos dos autistas e da Pessoa com Deficiência (PcD). A ação também será aberta para a comunidade, incluindo os pais, familiares e alunos PcD, ou autistas”, finalizou.
Participação
Conforme a coordenadora do curso, professora Crislene Divina dos Santos Luz, “a palestra oferecerá um espaço para aprendizados e trocas de conhecimentos, e também promoverá a conscientização sobre a importância da inclusão e do respeito à diversidade no contexto jurídico e social dos autistas e PcD. Além disso, a presença da advogada especialista em Direito Médico e a mediação dos debates pela docente do curso, agregam expertise e experiência ao evento. Sendo assim, são assuntos enriquecedores para as discussões. Portanto, a participação acadêmica é fundamental para ampliar a compreensão dos futuros profissionais do Direito e contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva”, arrematou.