Projeto Seiva encerra ciclo voltado às mulheres e inicia módulo sobre neurodiversidade através da leitura

Alunos promoveram diversas manifestações culturais

Natália Rezende Câmpus Paraíso 05/04/2024 19:58

Acadêmicos do 4° período do curso de Direito abordando a temática do mês das mulheres (Foto: Natália Rezende/ Dicom Unitins)


O projeto de Sistematização da Educação Inclusiva e Viabilidade Artecultural (Seiva) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Paraíso encerrou o primeiro módulo nesta quinta-feira, 4. Em março, o Seiva discutiu a diversidade, o respeito e a valorização das mulheres na Unitins. Participaram dos encontros culturais na Área de Convivência oito turmas dos três cursos - Ciências Contábeis, Direito e Tecnologia em Gestão do Agronegócio. A temática de abril também já começou, e o mês do livro abordará a neurodiversidade através da leitura.

 

Acadêmicas do 5° período de Tecnologia em Gestão do Agronegócio promoveram ação cultural voltada para as mulheres (Foto: Natália Rezende/ Dicom Unitins)


 

Mês das Mulheres

Gradualmente, a participação dos acadêmicos no Seiva está aumentando. Coordenado pelo Núcleo de Apoio Psicossocial e Psicossocial (Nape), o projeto é realizado semanalmente, todas às quintas, com ampla participação dos acadêmicos. Pela manhã, o 2°, 3°, 4° e 5° períodos de Direito realizaram saraus com música e recitação de poesias e poemas. Todas as noites das quintas-feiras foram contempladas pela leitura de escritos poéticos, também com o uso de berrantes, e foram responsáveis pelas apresentações as turmas do 7° e 8°  períodos de Ciências Contábeis, 9° de Direito, e 5° de Tecnologia em Gestão do Agronegócio.

De acordo com a pedagoga e assessora pedagógica do Nape, Aparecida da Penha do Nascimento Coelho, março foi marcado pela reflexão, reconhecimento e inspiração. “Com música, poema, poesia, exposição de fotos e lembrancinhas, os alunos encheram nossos corações de alegria e emoções. Cada momento foi mencionado sobre a força e resiliência das mulheres e o poder delas em nossa comunidade acadêmica. Acredito que seja apenas o começo de um compromisso contínuo com a promoção da diversidade e o respeito mútuo. Juntos, continuaremos a construir um ambiente para que todas as vozes sejam ouvidas, e as contribuições sejam valorizadas. Desejamos que todas as mulheres possam avançar em direção a um futuro mais inclusivo e equitativo. E expressamos nossa sincera gratidão por todo apoio dos acadêmicos. Obrigada pela dedicação e compromisso de todos”.

Acadêmicos do 1° período do curso de Direito abordando a temática do mês do livro


 

Neurodiversidade

A temática de abril do projeto também começou nesta quinta-feira, 4, dando início ao mês do livro. A iniciativa é coordenada pelo Nape e abordará a “Campanha de Incentivo à Leitura- Neurodiversidade e suas facetas”. Na primeira semana, ocorreram mais apresentações culturais com a participação de duas turmas, reunindo os acadêmicos do 1º e 8º período do curso de Direito.

A psicóloga do Nape, Sâmya Viana Duarte, explicou que a proposta é despertar na comunidade acadêmica o incentivo às reflexões sobre a diversidade humana a partir de diferentes condições neuroatípicas, ao entender que a inclusão e o respeito às particularidades de cada pessoa são fundamentais para desmistificar e acabar com o preconceito.

“É gratificante ver que o projeto logo no seu primeiro mês já está alcançando bons resultados, pois a cada quinta-feira estamos conhecendo novos talentos através do empenho e criatividade dos discentes nas apresentações. As turmas responsáveis por desenvolverem as manifestações culturais, empenharam-se na organização, dedicaram-se à escrita de poemas, canto, leitura de mensagens que demonstrassem respeito e reconhecimento ao papel da mulher em diferentes espaços na sociedade. A comunidade acadêmica de modo geral tem compartilhado da programação nos intervalos culturais de maneira satisfatória. Aos poucos estão reconhecendo que nos espaços da Universidade podem ser cultivados momentos de partilha, interações sociais e reflexões de temáticas que irão além da formação dos cursos. Desejamos que nesta nova temática, também possamos alcançar sucesso”, finalizou.

 “Foi uma experiência diferente para mim, porque eu não tinha muito conhecimento acerca da neurodiversidade. Fiz a leitura de duas poesias críticas sobre o autismo, e pude compreender um pouco dos desafios que estes enfrentam”, alegou a aluna Renata Vieira Silva do 8° período de Direito.

 

 

Acadêmicos do 8° período do curso de Direito abordando a temática do mês do livro  (Foto: Natália Rezende/ Dicom Unitins)


Seiva

Atrelado ao Calendário Acadêmico de 2024, o Seiva promove encontros na Área de Convivência do Câmpus Paraíso com intervenções culturais, compartilhamentos de conhecimentos e a reflexão sobre as temáticas interseccionais da Educação Inclusiva e cuidados com a saúde. Dentre as atividades que serão propostas para os alunos estão intervenções artísticas, exposições, ferramentas de audiovisual e manifestações de arte da cultura local, regional e nacional. Além disso, busca também motivar a leitura paradidática, a escrita criativa e a reflexão crítica acerca dos Direitos Humanos e da Educação Inclusiva na Universidade para o desenvolvimento de novos repertórios comportamentais a partir de diferentes manifestações culturais.

 

Confira mais turmas que participaram das ações culturais:

 

Acadêmicos do 1° período de Direito abordando a temática do mês do livro  (Foto: Arquivo Pessoal)

Acadêmicos do 8° período do curso de Direito abordando a temática do mês do livro  (Foto: Natália Rezende/ Dicom Unitins)


Acadêmicos do 5° período do curso de Direito abordando a temática do mês das mulheres  (Foto: Arquivo Pessoal)

 
Acadêmicos do 8° período do curso de Ciências Contábeis abordando a temática do mês das mulheres  (Foto: Natália Rezende/ Dicom Unitins)

 

Acadêmicos do 4° período do curso de Direito abordando a temática do mês das mulheres  (Foto: Natália Rezende/ Dicom Unitins)


Acadêmicos do 9° período do curso de Direito abordando a temática do mês das mulheres  (Foto: Arquivo Pessoal)


Acadêmicos do 3° período do curso de Direito abordando a temática do mês das mulheres  (Foto: Arquivo Pessoal)


Acadêmicos do 3° período do curso de Direito abordando a temática do mês das mulheres  (Foto: Arquivo Pessoal)


Acadêmica Samara do 5° período e Tecnologia em Gestão do Agronegócio abordando a temática do mês das mulheres  (Foto: Natália Rezende/ Dicom Unitins)


Acadêmicos do 2° período do curso de Direito abordando a temática do mês das mulheres (Foto: Arquivo Pessoal)


Acadêmicos do 2° período do curso de Direito abordando a temática do mês das mulheres (Foto: Arquivo Pessoal)

Mural criado pelo 7° período do curso de Ciências Contábeis abordando a temática do mês das mulheres  (Foto: Natália Rezende/ Dicom Unitins)

 
 
 
 
 
 
 
 
Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS