Editora Unitins publica obra sobre governança e gestão pública em universidade

Nova publicação busca responder como os resultados da governança de uma universidade federal podem servir para orientar a governança em outras universidades

Ruy Bucar PUBLICAÇÃO 04/04/2024 12:06

A Editora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) anuncia a publicação de uma nova obra: “Índice Integrado de Governança e Gestão Pública em Universidade”, que aborda a importância da governança pública nas universidades, utilizando o Índice Integrado de Governança e Gestão Pública (iGG), adotado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), como indicador de eficiência. Os pesquisadores Alexandre Antonio de Oliveira Andrade, Ana Lúcia de Medeiros, Darlene Teixeira Castro, Eduardo Andrea Lemus Erasmo, Nilton Marques de Oliveira e Sonia Maria Moreira de Sousa integram a equipe de organizadores.

O livro oferece uma visão abrangente da aplicação do iGG pelo TCU, analisando sua relevância nas instituições federais de ensino superior. A partir da exploração das diretrizes de governança da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da identificação das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades relacionadas à governança, o livro desenvolve um instrumento de orientação para a governança pública da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O livro também destaca a importância de resultados efetivos na administração pública e a necessidade de atender às exigências dos órgãos de controle externo.

A governança e a gestão eficientes dos órgãos públicos são aspectos fundamentais para o bom funcionamento das instituições e para a entrega de serviços de qualidade à sociedade. Nesse sentido, o TCU tem desempenhado um papel crucial ao utilizar o iGG como uma ferramenta para medir a eficiência da governança e gestão dos órgãos públicos federais e outros entes jurisdicionados.

O iGG é composto por indicadores que abrangem a governança pública, a gestão de pessoas, a gestão da tecnologia da informação e a gestão das contratações, todos baseados em controles internos mínimos. Para as instituições públicas, a adoção desses indicadores proporciona uma visão gerencial otimizada, incentivando a avaliação de riscos e a implementação de controles adequados, pautados nos princípios de capacidade de resposta, integridade, confiabilidade, melhoria regulatória, prestação de contas e transparência definidos pela lei 6.023/2017.

“Esperamos que essa obra contribua para a disseminação do conhecimento sobre governança pública e inspire gestores, pesquisadores e demais interessados a explorarem e implementarem práticas de governança eficientes em suas instituições, promovendo um serviço público de excelência e atendendo às expectativas da sociedade”, diz a mensagem dos organizadores, na apresentação da obra.

“O livro enriquece o catálogo de publicações da Editora Unitins, traz uma pesquisa bem estruturada e oferece o acesso às informações de maneira clara e objetiva”, destaca a professora doutora Liliane Scarpin Storniolo, diretora da Editora.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS