Alunos de Pedagogia apresentam seminário sobre obras do educador e filósofo Paulo Freire

Acadêmicos puderam conhecer e dialogar sobre a importância do autor para a educação brasileira

GIULIA MOREIRA GALVÃO Câmpus Palmas 02/04/2024 09:46

Seminário realizado no Lapped com alunos do 1° e 7° perído do curso de Pedagogia (Fotos: Giulia Moreira/Dicom Unitins)

Acadêmicos do 1º e 7º períodos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Palmas participaram de uma aula integrativa, nesta segunda-feira, 1º, com o tema “Diálogos sobre Paulo Freire: Obras e as Pedagogias (da Autonomia; da Esperança; da Indignação e do Oprimido)” no Laboratório de Práticas Pedagógicas do curso de Pedagogia (Lapped). A aula faz parte das atividades de ensino-aprendizagens da disciplina "Fundamentos e Metodologias da Educação de Jovens e Adultos (EJA)", ministrada pelo professor Robson Vila Nova e consiste na preparação da leitura de obras literárias do autor e realização do seminário em sala de aula.

Durante as apresentações os acadêmicos conheceram e dialogaram sobre  Paulo Freire, educador e filósofo. O professor Robson reforça a importância do autor para a educação brasileira. “Ele é um dos maiores expoentes que nós temos em relação à questão da educação e com reconhecimento nacional e internacionalmente. Costumamos dizer que é impossível você passar pelo curso de Pedagogia sem se debruçar, tentar conhecer um pouco sobre as obras, sobre o legado, sobre a trajetória de Paulo Freire. Até porque sempre cito na turma do primeiro semestre e do sétimo que a identidade do nosso curso, a perspectiva dele é ancorada no que nós chamamos de Pedagogia histórico-crítica, porque, principalmente, nós temos visto muitas pessoas fazerem crítica a Paulo Freire, fazerem crítica à obra, ao legado de Paulo Freire, sem conhecer de fato quais foram as contribuições que ele deixou para a educação no Brasil”.

Mariany Montino, coordenadora do curso de Pedagogia, reitera que “esse autor tem ficado restrito a algumas disciplinas e esse seminário dá esse despertamento, hoje tivemos o privilégio de conhecer mais profundamente as obras de Paulo Freire.”

Dorivan Vieira apresenta seminário sobre o livro “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire

“Esses livros, que trouxemos durante as apresentações, fazem casamento um com o outro, na verdade eles não são dessocializados um do outro, eles são um casamento de conhecimento, é um casamento que agrega também em nós, como futuros pedagogos, futuros professores, que vem realmente apresentar como seria essa visão para um professor perante a sociedade, que professor eu quero ser perante a sociedade”, relata Dorivan Vieira, aluno do 7° período, que fez a apresentação do livro “Pedagogia do Oprimido”.

Ana Vitória Câmara, aluna do 1° período, descreve que o seminário foi um momento de aprendizagem com os alunos que estão finalizando a graduação. “Foi como uma boas-vindas para o nosso primeiro período e deixa aquela sensação de que é o curso certo, a profissão certa. A apresentação dos livros deixa a questão de que é a Pedagogia que nos representa hoje, que temos que ser pedagogos, que estamos em uma troca com os alunos, não é só ensinar. Seria algo muito mais amplo. Os livros em si são a base de toda formação e que deixa um ensinamento muito grande e que pretendo seguir e também me aprofundar mais, com o tamanho dos ensinamentos que eles nos passam.”

Ouvidoria UNITINS