Unitins promove II Circuito Empresa Júnior com foco na educação empreendedora

Evento, que acontece nos dias 26 e 27 no Câmpus Palmas, tem como objetivo estimular alunos e professores a desenvolver habilidades empreendedoras, criativas e inovadoras

Ruy Bucar INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 13/03/2024 11:55

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), promove o II Circuito Empresa Júnior que acontece no período de 26 e 27, no Câmpus Palmas. O evento conta com a parceria da Federação das Empresas Juniores do Tocantins (Tocantins Júnior), das empresas juniores da Unitins - Techtins Consultoria Júnior e Pétrea Júnior Assessoria Jurídica, além do apoio da Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (Ajee), Sebrae Tocantins e da empresa Meyer Engenharia e Consultoria, responsáveis por ministrar algumas das oficinas que serão ofertadas.

Segundo os organizadores, o evento tem como objetivo estimular alunos e professores de graduação a desenvolverem qualidades e habilidades mais empreendedoras, criativas e inovadoras, valorizando o conhecimento e a formulação de ações colaborativas alinhadas com práticas sustentáveis. Na programação estão oficinas, talk show, rodas de conversas, dentre outras atividades, que buscam, sobretudo, fomentar a cultura do empreendedorismo e da inovação.

Como foco na "Educação Empreendedora", a programação do II Circuito Empresa Júnior contempla temáticas voltadas para práticas ambientais, sociais e de governança nas empresas, modelo de negócios, propriedade intelectual, liderança inovadora, protagonismo feminino, comportamento e pensamento empreendedor. Os organizadores entendem que as empresas juniores, enquanto ambientes propícios ao desenvolvimento de ações e projetos inovadores e empreendedores, representam uma ótima oportunidade de amadurecimento acadêmico, pessoal e profissional para os alunos.

“O Circuito Empresa Júnior foi idealizado pensando em trazer a temática do empreendedorismo e da invocação para o meio acadêmico, para permitir o pensar dos alunos além da sala de aula, de novas perspectivas de melhor inserção no mercado de trabalho. A Empresa Júnior é um ambiente de inovação, onde os acadêmicos podem prestar serviços e desenvolver competências comportamentais e competências técnicas”, defende a acadêmica Débora Ribeiro, do 8º período de Sistemas de Informação e que preside a Empresa Júnior Techtins, Consultoria Júnior.

Débora pontua que as empresas juniores da Unitins são filiadas à Federação das Empresas Júnior do Tocantins (Tocantins Júnior), que, por sua vez, é filiada à Confederação Brasileira de Empresas Júnior (Brasil Júnior) formando uma rede integrada de apoio ao movimento que tem reconhecimento nacional.

A acadêmica do 4° período de Direito e presidente da Empresa Júnior, Pétrea Jr, Ana Júlia Ferreira, confessa que tem uma enorme expectativa com o evento, que, segundo ela, vem sendo trabalhado para que aconteça com a melhor qualidade possível. “O II Circuito Empresa Júnior será uma oportunidade única tanto para nós, empresários juniores, quanto para os demais alunos do Câmpus, pois, além de aprender mais sobre a postura empreendedora com profissionais qualificados, teremos a oportunidade de exercer nosso protagonismo dentro do nosso meio acadêmico, e posteriormente na sociedade”, defende.

“O Circuito Empresa Júnior vem se estabelecendo como um espaço muito bacana de trocas de aprendizados, aproximação e interação entre os acadêmicos de todos os câmpus da Unitins”, avalia a coordenadora de Ambientes de Inovação e Parcerias do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Mylena Costa Jacundá, que explica que o evento tem sido pensado e construído em cima da valorização do conhecimento científico, tecnológico e inovador, com potencial de alcançar áreas de graduação que, em um primeiro momento, podem até parecer distantes da temática central do evento, mas que na realidade têm profunda conexão.

O coordenador do NIT, professor Jeferson Morais, aponta que o II Circuito Empresa Júnior busca reunir os estudantes dos diversos cursos da Universidade para promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e oportunidades de negócios. “Durante o circuito, promoveremos a realização de oficinas e discussões interessantes para o desenvolvimento das empresas juniores. É importante frisar que o evento não só destaca o potencial transformador das iniciativas estudantis na economia local, mas também reforça o compromisso da Unitins com o desenvolvimento sustentável e a formação de líderes empreendedores para o futuro”, destaca.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS