A professora Lívia Zanholo Santos da Diretoria de Assuntos Internacionais (Drint) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) ministrou workshop, nos últimos dias 1º e 2 de março, de modo on-line, em evento promovido pelo conselho britânico (British Council) para professores de inglês das américas, o Best and Brightest in English Language Teaching (BBELT) 2024.
O BBELT é uma conferência on-line que visa ampliar a oferta de Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC) e criar oportunidades para a comunidade de ensino de inglês como língua estrangeira (ELT) nas Américas. O evento conecta professores, formadores de docentes, escritoes, acadêmicos e pesquisadores em uma troca de ideias e melhores práticas para desenvolver novas habilidades por meio de novas formas de ensino.
Durante os dois dias de evento, os participantes puderam presenciar uma exposição virtual dos melhores materiais de ELT disponíveis, envolvendo expositores do Reino Unido e das Américas. A professora Lívia foi selecionada para ministrar o workshop “A Educação em Direitos Humanos crítica em aulas de língua inglesa”.
Os educadores participantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a educação crítica em direitos humanos e tiveram acesso a planos de aula gratuitos relacionados ao tópico para implementá-lo em suas aulas de inglês.
O professor Marcos Vinicius da Cruz Andrade participou como ouvinte do BBELT 2024, e ressaltou a relevância do evento. “É um dos mais importantes eventos sobre ensino de língua inglesa no planeta, indispensável para o desenvolvimento profissional de quem trabalha na área. Ver uma colega nossa representando a Unitins me deixou muito orgulhoso. Isso me deixou empolgado para desenvolver atividades diversificadas em sala e, quem sabe, ter a oportunidade de compartilhar a experiência no evento”, destacou.
Professora Lívia durante workshop on-line (Imagem: captura de tela)
A professora falou da satisfação em participar do evento e da importância em se debater o tema. “Ministrar este workshop foi muito gratificante, pois a educação crítica em direitos humanos é um assunto importante para todas as esferas da sociedade, em especial para nós educadores. Participar de um evento com tamanha visibilidade possibilita que a promoção dos direitos humanos possa alcançar cada vez mais sujeitos. A oportunidade de trocar ideias e auxiliar pessoas a terem um olhar mais crítico sobre o mundo é um dos motivos pelos quais me tornei professora universitária, e pesquisadora dessa área”, completou.