Evento inicia período letivo e traz histórias inspiradoras para comunidade acadêmica (Fotos: Quezia Alencar/ Dicom Unitins)
O curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins realizou nesta sexta-feira, 9, a aula magna do semestre 2024/1 com a presença de egressos e do prof. Dr. Paulo Hernandes Gonçalves com a palestra “Educação que transforma vidas: da periferia de Imperatriz-MA ao Doutorado em Letras”. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Araguatins.
Durante a abertura solene, a egressa Sinalva Ferreira, responsável por conduzir o evento, compartilhou reflexões sobre a jornada percorrida pelo curso ao longo dos anos. Atualmente, o curso formou 133 professores licenciados em Letras, um marco significativo em sua história que completa uma década em 2024.
A noite foi enriquecida com depoimentos inspiradores de egressos, que destacaram suas trajetórias após a graduação. A professora Karina Débora de Oliveira e a professora Ariele Cintía celebraram suas aprovações no concurso da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc). Em seguida, Érika Rodrigues e Léo Daniel compartilharam suas conquistas ao serem aprovados no Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Sul do Maranhão (Uemasul). O momento também foi marcado pela fala da professora e mestra Patrícia Karla, agora integrante do quadro de professores da Universidade, que compartilhou sua jornada desde os tempos de estudante até sua posição atual.
Entre os presentes, o calouro Miguel Arthur expressou sua satisfação com a aula e as expectativas para sua jornada acadêmica: "A aula foi muito boa, muito bom poder conhecer os egressos, o pessoal que já está trabalhando com o professor, foi um incentivo a mais pra gente. Estou feliz de estar aqui porque eu sempre me identifiquei com o curso de Letras".
O prof. dr. Paulo Hernandes fala sobre sua trajetória e apresente sete sugestões para uma boa formação acadêmica
O professor Dr. Paulo Hernandes Gonçalves, em sua fala, destacou a importância da formação acadêmica na construção do conhecimento e na preparação para futuras etapas educacionais: "Fico muito feliz com o convite recebido pela coordenação do curso, o Brasil necessita de professores, e parabenizo o câmpus pelo excelente trabalho que vem realizando. As contribuições que eu faço enquanto profissional de Letras, que conseguiu fazer a trajetória até o doutorado, é de que os alunos aproveitem a oportunidade da academia, porque é aqui que se constrói o espaço e o pensamento de pesquisador, porque futuramente no mestrado e no doutorado eles terão que ter essa decisão sobre qual área dentro do curso eles vão seguir. Então, participar de uma aula magna e contribuir para a formação dos profissionais de letras me deixa muito feliz”, afirmou.
Segundo o coordenador do curso de Letras, Victor Fernandes Borges, a aula magna representa um momento especial e o início de uma nova etapa na vida dos estudantes: "Estamos aqui para apoiá-los em sua jornada acadêmica, oferecendo orientação, suporte e oportunidades de crescimento. Que este semestre seja marcado por descobertas, aprendizado e realizações para todos nós".
O diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, enfatizou a importância do curso de Letras como um espaço de descoberta e construção do conhecimento. "É com grande satisfação que recebemos todos os estudantes do curso de Letras nesta aula magna que marca o início de mais um período letivo. Quero estender uma calorosa mensagem de boas-vindas a todos os novos alunos e também àqueles que já fazem parte da nossa comunidade acadêmica. O curso de Letras é um espaço de descoberta, reflexão e construção do conhecimento, onde cada estudante tem a oportunidade de explorar as nuances da linguagem e da cultura. Que este novo semestre seja repleto de aprendizado".
Evento contou com a presença da direção, coordenação, caolouros, veterenos e egressos do curso de Letras
A noite foi encerrada com o sorteio de brindes de livros para os acadêmicos presentes, concluindo assim um evento que marca o inicio do semestre 2024/1.