Unitins sedia 4ª edição da “Tech A no Campo” de tecnologia e inovação para o agro

Evento reuniu produtores, pesquisadores, técnicos, professores e estudantes do Tocantins e de estados vizinhos

Ruy Bucar PARCERIA 09/02/2024 20:12

Além do espaço físico, a Unitins cedeu também seus campos de lavouras experimentais para os plantios demonstrativos (Fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins).


O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que fica dentro do Parque Agrotecnológico de Palmas, sediou nesta sexta-feira, 9, a 4ª edição nacional da “Tech A no Campo”, jornada de inovação tecnológica, promovida pela iniciativa privada e que conta com a participação das principais marcas da indústria que atendem ao agronegócio brasileiro. O evento reuniu produtores, trabalhadores rurais, profissionais que atuam na área, pesquisadores e estudantes do Tocantins, de Goiás e do Mato Grosso.

A "Tech A no Campo" tem como desafio apresentar inovações sustentáveis para atender as demandas do agronegócio. Além do espaço físico, a Unitins cedeu também seus campos de lavouras experimentais para os plantios que foram apresentados aos participantes.  

A vice-reitora da Unitins, professora Darlene Teixeira Castro, fez a abertura oficial do evento e destacou, em sua fala, a importância da parceria entre governo e iniciativa privada para o desenvolvimento do agronegócio tocantinense, que desponta como uma das principais atividades econômicos do Estado. “Nós ficamos imensamente felizes com essa parceria. É um evento importante que reúne as maiores empresas voltadas para o agronegócio. A Unitins é uma marca forte, é uma das instituições que mais entregam profissionais para o mercado”, ressalta, enfatizando que Unitins está aberta para parcerias e ações que possam beneficiar todo esse fluxo da pesquisa agropecuária.

A vice-reitora ainda reforçou, em seu pronunciamento, o papel marcante da Unitins no desenvolvimento da pesquisa agropecuária que tem contribuído com o próprio desenvolvimento do Estado. “A gente sempre reforça que as pesquisas que nós desenvolvemos dentro da Universidade só fazem sentido e só têm valor quando extrapolam os muros da Instituição e chegam à sociedade, e são em ambientes como esse que a gente pode vivenciar e fazer essa troca importante”, pontuou.

“Para nós, a grande importância é a conexão de tudo. Eu só acredito em sinergia, é a sinergia de tudo que a gente pode fazer, porque o objetivo é único, não só da área acadêmica, que é a vanguarda do conhecimento, mas nós que estamos na ponta da lança, junto ao nosso cliente agricultor, para levar o que há de melhor, para que o agronegócio seja cada vez mais pujante e os nossos agricultores e clientes consigam produzir cada vez mais e melhor”, disse o engenheiro agrônomo Mariel Augusto, diretor de Unidade de Negócios da Agrogalaxy, empresa organizadora do evento.

Augusto fez questão de destacar que, além da parte tecnológica, “nós estamos trazendo o que há de melhor para o momento para o agricultor fazer bons negócios, ou seja, na safra atual que está plantada, a soja, o milho safrinha que está plantando ou está para plantar e também para a próxima safra”, lembrou.

A Tech A no Campo, em sua quarta edição, mais uma vez, apresentou uma série de inovações sustentáveis que foram bem recebidas pelos produtores que participaram da jornada. “Muito bom, as empresas focaram neste contexto de trazer novas tecnologias, informações atualizadas e novos materiais para que a gente consiga agregar às nossas lavouras e assim melhorar a nossa produtividade”, pontou o produtor palmense Adriano Mercado, satisfeito com as exposições. Para ele, o controle de pragas e ervas daninhas sempre dependem de conhecimento e novas tecnologias.

O professor Thiago de Lázari, coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Unitins, avalia que o evento promovido dentro do complexo de pesquisa da Universidade é um fator de estímulo para os acadêmicos. “Este evento, promovido aqui na nossa casa, dentro do Complexo de Ciências Agrárias, uma unidade de referência tecnológica do agro dentro do estado Tocantins, nos prestigia, prestigia toda a comunidade acadêmica. Esse é o momento em que nós estamos com os nossos professores dentro do evento, estamos com os nossos alunos em processo de recrutamento e nada melhor do que unirmos a instituição de ensino superior, que promove o conhecimento, entrega para o mercado profissionais competentes, com as empresas e instituições que, eventualmente, vão recepcioná-los e alocá-los na prestação de serviços na área do agro”, defende.

O acadêmico do 2º período de Engenharia Agronômica Matheus Marinho avalia que o evento acrescentou experiência e a oportunidade de conhecer pessoas com forte presença no mercado. “Foi uma experiência muito boa, conhecer novas tecnologias que estão chegando ao mercando, mas também fazer contatos com pessoas que são referências em suas áreas de atuação”, observa.

“O balanço que eu faço é o melhor possível. Disponibilizou o acesso às empresas, facilitando a gente conhecer as ofertas de trabalho em nosso campo, estou na reta final do curso e gostaria de sair da Universidade já trabalhando”, pontou a acadêmica Carlessandra Rodrigues, do 9º período de Engenharia Agronômica, que atuou na organização.

“Esse é um evento para iniciar o ano com chave de ouro. Isso é apenas o inicio do que a gente vem preparando para o ano”, revela a coordenadora de Transferência de Tecnologia e Negócios Tecnológicos, da Unitins, Ketuly da Silva Ataídes, que explica que a ideia “é que a gente utilize essa estrutura do CCA cada vez mais e através inclusive de parceria. Aqui, eles estão demonstrando plantios que foram feitos dentro da nossa área, nossas estruturas de laboratórios daí tem vários pontos que agregam para as empresas e também para a Universidade”, ressalta, informando que durante o evento o estande da Unitins recebeu visita de produtores interessados em conhecer a estrutura laboratorial e campos experimentais da Universidade.


A coordenadora Ketuly Ataídes, pró-reitora Kyldes Batista Vicente, Mariel Augusto e a vice-reitora Darlene Teixeira Castro

 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS