Aula inaugural motiva futuros pedagogos em evento de integração e inspiração

Egressos compartilham experiências e incentivam calouros e veteranos na aula magna do semestre 2024/1

QUEZIA DA SILVA ALENCAR Pedagogia 09/02/2024 18:00

Aula magna do curso de Pedagogia marca inicio do semestre letivo (Fotos:Quezia Alencar/ Dicom Unitins)


A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins promoveu nesta quinta-feira, 8, a aula magna do semestre 2024/1, com o tema "Unitins: conquistas, inovações e oportunidades com foco no discente". O evento, realizado na Câmara Municipal de Araguatins, contou com a presença de calouros, veteranos, docentes, corpo administrativo e egressos, demonstrando a integração e o engajamento de toda a comunidade acadêmica.

A noite teve início com uma apresentação cultural, protagonizada pela egressa Silvania Borges, em seguida, a direção e coordenação realizaram as falas institucionais, destacando a importância da universidade e suas oportunidades para os estudantes.

O diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, apresentou a estrutura da Universidade, enfatizando as oportunidades disponíveis como bolsas, pesquisa, extensão, cursos de idiomas, entre outros, encorajando os discentes a se envolverem ativamente nas atividades acadêmicas.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Miliana Sampaio, e a assessora pedagógica, Ana Irene Carneiros, deram as boas-vindas aos calouros e veteranos, com uma mensagem de apoio. 

Os palestrantes convidados da noite foram egressos que compartilharam suas experiências e trajetórias profissionais e acadêmicas. A professora da Unitins, Ana Maria Freitas, relatou aos presentes sua jornada. "Hoje estou realizando o sonho de ser professora aqui na Unitins, colocando em prática tudo que aprendi na universidade. O ensino, pesquisa e extensão foram a base durante este caminho. Aproveitem tudo o que ela pode oferecer, é aqui que você constrói sua identidade profissional."

Dagvania Sousa, egressa da Unitins e nova integrante do corpo docente do curso de Pedagogia, expressou sua gratidão e comprometimento com seu novo papel."Fiquei muito lisonjeada com o convite. Espero contribuir e atender às expectativas, mantendo a qualidade dos professores que tanto me inspiraram na Unitins. Me espelho neles em minha prática com meus alunos, tanto os pequenos quanto os adultos. Esta é uma nova jornada para mim, e estou buscando me dedicar ao máximo para fazê-la significativa". 

Rafael Brito, que concluiu sua graduação em 2023 e recentemente assumiu o cargo de coordenador pedagógico após ser aprovado no concurso da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc), compartilhou sua jornada acadêmica e ofereceu conselhos aos novos alunos. "Gostaria de parabenizar a todos que foram aprovados no último vestibular, desfrutem do melhor que a universidade tem para oferecer, participem de projetos, estudem de verdade, pois esse conhecimento é fundamental para a prática profissional.  Não é por acaso que a Unitins é uma das melhores referências da região Norte e tem feito grandes investimentos", afirmou. 

Coordenadora do curso de Pedagogia, Miliana Sampaio fala com os presentes, na mesa ao lado, os egressos convidados


A caloura Fabiola Moura expressou sua satisfação com a aula, ressaltando a importância de conhecer o ambiente acadêmico e os professores, além de compartilhar suas expectativas em relação ao curso de Pedagogia: "Gostei muito da aula, é bom sempre conhecer mais sobre o ambiente, os professores, o que eles têm a oferecer pra gente. E hoje estar aqui foi uma novidade para mim, entrar no curso de pedagogia está sendo uma motivação."

Nas palavras de encerramento, a coordenadora do curso de Pedagogia, Miliana Sampaio, agradeceu a participação e dedicação de todos os egressos, aproveitou o momento para presentear os convidados e parte de sua equipe pedagógica. Encerrou a noite com uma mensagem para os acadêmicos, "E eu fico extremamente feliz em poder reconhecer e poder mostrar pra vocês o quanto a universidade já fez e faz pela sociedade e por toda a comunidade. É gratificante ver tantos alunos ingressando em uma universidade pública e de qualidade. Aproveitem ao máximo essa oportunidade para se formarem como profissionais de excelência", completou. 

Durante sua fala, o diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, enfatizou com os acadêmicos a importância do esforço e destacou o papel inspirador dos palestrantes da noite para os futuros pedagogos. "A partir de hoje a trajetória de vocês também se inicia, e espero que as histórias dos egressos de hoje sirvam de inspiração para todos que estão ingressando neste semestre, assim como para aqueles que já estão conosco há algum tempo. Lembrem-se, o futuro depende do esforço de cada um de vocês."

Direção, coordenação, docentes e egressos convidados para o evento 


 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS