Acadêmicos retornam às aulas com módulo sobre marketing empresarial

Retorno das aulas do MBA Gestão e Finanças do Agronegócio foi marcado pelo Módulo “Gestão Estratégica de Marketing e Negociação, Produtos e Marcas”

Natália Rezende Pós-graduação 07/02/2024 17:45

Professor Elvio Marques e alunos da pós-graduação MBA Gestão e Finanças do Agronegócio no retorno as aulas presencias (Fotos: Arquivo Pessoal)

Os alunos da pós-graduação lato sensu em MBA Gestão e Finanças do Agronegócio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Paraíso retornaram às aulas neste mês. A disciplina “Gestão Estratégica de Marketing e Negociação, Produtos e Marcas” foi ministrada pelo professor Elvio Marques, mestre em Comunicação e Sociedade, com especialidade em Marketing Digital e Comunicação Empresarial, e possui pesquisas sobre a comunicação digital e povos indígenas.

O objetivo da disciplina foi a compreensão sobre marketing e o engajamento dos alunos da pós-graduação no melhor desenvolvimento de suas marcas, produtos e negócios; tanto na área do agronegócio ou outras áreas do conhecimento que estarão envolvidos como profissionais. Na oportunidade, o docente trouxe dinâmicas individuais e em grupo, além de vídeos e cases de sucesso sobre a área de marketing. Entre as atividades estavam as "sacolas surpresas" com atividades, desafios e sugestões de análise para a construção de um plano de marketing.

“De forma prática, durante dois dias, os acadêmicos foram levados a melhor compreender sobre produtos, preços, pontos de vendas e promoção de marcas e produtos, além de situações de crises e como contorná-las, funil de vendas, marketing digital, análise de mercado, desenvolveram um possível plano de marketing, e outras técnicas do ramo profissional”, ressaltou o professor Elvio Marques.

O docente também disponibilizou uma caixa contendo objetos para que cada aluno escolhesse e o transformasse em um produto inovador. O empresário Joadson Rosário apresentou a marca de um produto, com portfólio da empresa e a caixinha de palitos de madeira. “Na apresentação, demonstrei um novo conceito para o produto, popularmente conhecido como palito de dente. Passei a chamá-lo de ‘Instrumento higienizador ortodôntico’. Então, pontuei sobre a funcionalidade do produto, que além de ser um higienizador dental se estende ao uso culinário, trabalhos escolares, fixação em decorações e outras oportunidades não citadas para demonstrar quão valorizo é o produto.”

Para a administradora Katiúscia Gomes Martos, a disciplina foi proveitosa e incorporou técnicas que alinharam a prática com a atualidade do mercado de trabalho. “Destaco a habilidade do professor em estimular o pensamento crítico e a criatividade. A metodologia empregada proporcionou uma compreensão profunda dos conceitos, além de incentivar a aplicação em cenários reais de negócios. A colaboração e interação com os colegas da turma contribuíram para um ambiente de aprendizado colaborativo. Cada um trouxe a sua perspectiva, enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizagem. Creio que todos estão gratos pela oportunidade de aprender sobre Marketing e mídias sociais, e a sua importância atualmente em qualquer profissão.”, arrematou.

Alunos desenvolvendo as novas habilidades de marketing empresarial

Desenvolvimento Profissional

A coordenadora da pós-graduação lato sensu em MBA Gestão e Finanças do Agronegócio, professora Mônica Lima, enfatizou que o semestre será marcado pelo compromisso de proporcionar uma experiência acadêmica com oportunidades para o desenvolvimento profissional. “Nosso corpo docente é altamente qualificado e está pronto para orientar os alunos mediante um currículo atualizado e fornecendo conhecimento prático e estratégico vital para a carreira deles.  Além da sala de aula, incentivamos a participação ativa em eventos, oficinas e atividades extracurriculares Tudo isso, para proporcionar uma perspectiva mais abrangente e prática sobre o conteúdo discutido em aula”.

Ainda conforme a coordenadora, a troca de experiências entre colegas e a construção de redes profissionais são elementos essenciais para o sucesso de todo o MBA. “Acreditamos que este será um momento desafiador e desejamos que todos estejam dispostos a aprender e aproveitar ao máximo cada oportunidade. O mais importante é saber desenvolver uma paixão pelo conhecimento e pela melhoria contínua. Desejamos a todos um semestre produtivo, inspirador e gratificante.”

Ouvidoria UNITINS