Servidores da Proex durante visita ao Nuta, em Porto Nacional (Fotos: Arquivo Pessoal)
Para proporcionar aos servidores o conhecimento acerca dos espaços da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) realizou uma visita ao Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta), no último dia 1º.
O Nuta atua no desenvolvimento de pesquisas no campo da arqueologia e do patrimônio cultural. Os resultados dessas pesquisas têm contribuído para a ampliação do conhecimento científico sobre a presença humana na região, com sítios arqueológicos datados em aproximadamente 12 mil anos e sobre os patrimônios culturais produzidos pelos mais diversos contextos sociais existentes no estado do Tocantins.
As ações de educação patrimonial têm contribuído, por sua vez, no processo de compreensão, valorização e preservação desse patrimônio cultural, por meio da apresentação de evidências culturais e da produção e transmissão desse conhecimento.
O núcleo conta com um laboratório, onde os pesquisadores concentram suas atenções no acervo arqueológico e aprofundam os estudos científicos sobre a presença humana pretérita na região, sobre os patrimônios culturais levantados e registrados durante as pesquisas de campo. Além disso, esses pesquisadores realizam atividades de educação patrimonial com o público em geral, alunos e professores de escolas, institutos de educação, faculdades e universidades.
A ação foi organizada pela Diretoria de Assuntos Estudantis e Esporte. Para a diretora Ana Marcia Pereira Gurski, a ação foi de extrema importância. “Os colaboradores conheceram de perto o trabalho desenvolvido pelo Nuta. A equipe responsável apresentou uma síntese da história do Núcleo, bem como as atividades desenvolvidas, referentes a Educação Patrimonial, na preservação e valorização por meio de evidências culturais”, explicou.
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Batista Vicente, enfatizou que a visita foi organizada com o objetivo de que todas as pessoas que atuam na Proex conhecessem os museus, os núcleos de extensão, para auxiliar na divulgação e também na elaboração dos projetos. “Então, conhecendo o Nuta, a equipe técnica da Proex tem a possibilidade de orientar mais as atividades de visitação, as atividades, os projetos de extensão aos professores, alunos e a todos aqueles que vêm conhecer a nossa Universidade”, frisou.
Visitas
Para agendar visitas ao Nuta, basta que os interessados e as escolas sigam um procedimento simples. Eles podem entrar em contato pelo telefone (63) 3363-1265 e enviar um ofício à coordenação do Núcleo por meio do endereço de e-mail: nuta@unitins.br, incluindo informações sobre a data e o horário de agendamento, bem como detalhes sobre os alunos, como a quantidade, série e faixa etária.
O processo de agendamento é descomplicado e flexível, permitindo que as visitas ocorram em diversos turnos, para que os professores possam trazer seus alunos durante o horário de suas aulas. Além disso, isso facilita a visita de grupos de outras cidades do estado.
Nuta
O Nuta está situado na cidade de Porto Nacional, no bairro Jardins dos Ipês, quadra 20, lote 65, Anel Viário da Rodovia TO-050, e se dedica ao desenvolvimento de pesquisas no campo da arqueologia e do patrimônio cultural, promovendo o aprendizado e a apreciação das riquezas históricas da região.