A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Diretoria de Pesquisa Agropecuária, deu início nesta quinta-feira, 1º, o preparo do solo e o plantio das culturas que vão integrar a vitrine agrotecnológica da Universidade e que serão apresentadas na Arena do Conhecimento, durante a Agrosudeste 2024, que acontecerá em Almas, entre os dias 10 e 13 de abril.
Diretoria de Pesquisa Agropecuária inicia instalação das vitrines tecnológicas para a Agrosudeste 2024, em Almas (Fotos: Ceila Menezes/Dicom Unitins)
A Unitins amplia sua participação em uma nova área, com mais espaço e dentro do complexo da feira. “A gente veio com o maquinário da Unitins para realizar o preparo do solo e o plantio das culturas que serão apresentadas na nossa vitrine agrotecnológica. A gente sulcou a área inteira para facilitar o plantio e estamos distribuindo as parcelas dentro da área. As culturas serão variadas e teremos desde o milho, sorgo, milheto, gergelim, parte de hortaliças, melancia, arroz, feijão, mandioca, dentre outros. Será uma vitrine bem diversificada nesta edição, ampliando as amostras das culturas, em relação ao ano passado”, afirmou o coordenador da Estação Experimental de Palmas, Anatálio Batista.
Protagonista na Agrosudeste com pesquisa e tecnologia, a Unitins traz para a Agrosudeste a proposta de fortalecer a agricultura familiar. “É a nossa segunda participação e para essa edição, juntamente com o colegiado e parceiros, estamos preparando de forma antecipada as nossas vitrines com o propósito de fomentar ainda mais a Arena do Conhecimento. Um diferencial para essa edição é que estamos intimamente conectados com a agricultura familiar, trazendo como tema da feira Segurança Alimentar, para trazer muito conhecimento, inovação e tecnologia voltados à temática. Hoje, iniciamos a implantação das culturas, lembrando que esse cuidado será diário, com o objetivo de garantir que o nosso estande ofereça o melhor para os nossos visitantes”, enfatizou a coordenadora de Transferência de Tecnologias e Negócios Tecnológicos da Unitins, Kétuly Ataídes.
Alinhamento
Também nesta quinta-feira aconteceu mais uma reunião de alinhamento entre a organização da feira e parceiros, na sede administrativa da empresa mineradora Aura Minerals.
Durante a reunião, o presidente da Agrosudeste e representante do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), João Albuquerque Filho destacou que dentre as novidades estão o pavilhão da mineração juntamente com a Aura Minerals e a Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto). "A Unitins também é uma grande parceira e vem pelo segundo ano fortalecer a parte de pesquisa, inovação e tecnologia com a Arena do Conhecimento e as vitrines tecnológicas”, destacou.
Reunião de Alinhamento aconteceu nesta quinta-feira, 1º, na sede administrativa da Aura Minerals em Almas
A diretora do Câmpus Dianópolis, Ana Felícia Cavalcanti Pires, afirmou o compromisso da Universidade com a região. “A Unitins vem forte mais uma vez para a Agrosudeste e reforça seu papel social com o desenvolvimento regional, trazendo inovação, pesquisa, extensão e tecnologia juntamente com os nossos professores e alunos. Estamos felizes em ampliar a presença da Unitins na Agrosudeste e podem ter certeza que será um espaço de muito conhecimento para todos”, avaliou.
"É um momento importante, pois marca o início da participação da Unitins na feira e mais importante que isso coloca o professor/pesquisador juntamente com os acadêmicos como protagonista do que será mostrado para toda a sociedade em termos da pesquisa que é desenvolvida na Unitins", destacou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unitins, Ana Flávia Gouveia de Faria.
A reunião contou com a presença da equipe da Aura Minerals, além do gerente regional do Sebrae Dianópolis, Antônio Cursino, e a analista Franciele Quitéria; diretor do Colégio Agrícola de Almas Arialdo Castro; juntamente com a Inspetora Claúdia Cristina Cavalcante; o coordenador do curso de Administração da Unitins, Eduardo Amaral Meirelles; o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Gabriel Machado; presidente da Ameto, Marco Antônio Martin e sua equipe, além do assessor especial Goianyr Barbosa.
Agrosudeste 2024
Conforme a organização da Agrosudeste 2024, a feira deve movimentar cerca de R$ 50 milhões em negócios e atrair cerca de 20 mil pessoas durante os quatro dias.
Entre as novidades, o Complexo de Piscicultura de Tanques Escavados, onde acontecerá um dos maiores “Dia de Campo” da região Sudeste, voltado para o pequeno produtor, além da implantação de uma Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que pode ser pioneira em área pública no Tocantins, com o objetivo de promover a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como os de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia.
Além disso, a feira terá o Dia de Campo das cadeias produtivas com horticultura, avicultura, suinocultura e ovinocultura, além da parte de exposição que vem com novidades, fortalecendo a parte social integrando os 25 municípios da região. O evento contará com shows e apresentações culturais e participação de caravanas por meio das escolas da região.
A Agrosudeste é realizada pela Central das Associações dos Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre do Tocantins (Cenaprap) e conta com a parceria da Prefeitura de Almas, Aura Minerals, Fazenda EPP, Cemar, Embrapa, Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins, Colégio Agropecuário de Almas, Unitins, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Agência de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins); secretarias de Estado da Educação (Seduc); da Agricultura e Pecuária (Seagro); da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); da Segurança Pública (SSP); dos Povos Originários e Tradicionais; da Mulher; da Cultura; do Turismo; da Aquicultura; e da Juventude e Esportes, além da empresa Aura Minerals e a Agência de Mineração do Tocantins (Ameto).