Unitins divulga edital de convocação para bancas de heteroidentificação de pessoas autodeclaradas pretas e pardas

Candidatos devem ficar atentos ao calendário de realização das bancas; participação é obrigatória

Josiane Mendes Vestibular 2024/1 27/12/2023 19:01

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) divulgou nesta quarta-feira, 27, o edital de convocação (clique aqui) de candidatos aprovados e classificados no Vestibular 2024/1 para os cursos de graduação, na modalidade presencial, para a realização de procedimento de heteroidentificação de pessoas autodeclaradas pretas ou pardas. Os candidatos aprovados e classificados, até três vezes o número de vagas disponíveis, que se autodeclararam pessoas pretas ou pardas deverão realizar procedimento de verificação da veracidade da autodeclaração, além da comprovação de egresso da rede pública de ensino.

O edital informa que o processo de heteroidentificação é complementar à autodeclaração como pessoa preta ou parda, e será realizado pela Comissão de Heteroidentificação Étnico-Racial do Vestibular Unitins, composta por docentes, técnicos-administrativos e membros da comunidade externa.

As bancas de heteroidentificação serão realizadas em formato on-line, por vídeo chamada, pela plataforma Google Meet. Os candidatos deverão acessar a sala virtual na data e horário previstos, como informado no edital.

A participação é obrigatória, sendo a ausência na avaliação critério de eliminação do processo seletivo, conforme explica o presidente da Comissão do Vestibular, Vinicius Augusto de Oliveira. “Recomenda-se que o candidato esteja atento à página da Unitins, uma vez que o calendário das bancas será disponibilizado na área do vestibular, juntamente com todas as informações relevantes ao certame”.

“Importante salientar que as bancas fazem parte de um processo educativo no escopo de ações afirmativas de combate ao racismo”, explicou o professor Eduardo José Lima, presidente da Comissão de Heteroidentificação da Unitins.

Somente após a aprovação na avaliação de heteroidentificação o candidato será convocado para a realização da matrícula no curso para o qual foi aprovado.

Cotas

Do total de vagas do Vestibular 2024/1, a Unitins ofertou a reserva de 50% para o sistema especial de reserva de vagas, de acordo com a Lei Estadual 3.458, de 17 de abril de 2019, que determina que esse quantitativo mínimo seja destinado para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Desse montante, 5%, o que corresponde a duas vagas dos cursos de graduação, foram ofertadas para candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas e se autodeclarem pretos. Outros 25% das vagas foram ofertados a egressos da rede pública de ensino autodeclarados pardos.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, informou que a “Unitins valoriza e entende que é uma política pública de acesso ao ensino superior gratuito em uma universidade  referência na região Norte do país. A Unitins realiza esse trabalho de heteroidentificação, de avaliação, com muito zelo, com muito cuidado, sabendo, sim, que está dando oportunidade para aquelas pessoas que se enquadram dentro dos devidos perfis e que realmente possam ampliar esse debate dentro da Universidade, participando do nosso dia a dia, discutindo os projetos durante esse período que aqui estiver estudando, e a Universidade só tem a aprender com essa discussão e essa temática”, concluiu.

Ouvidoria UNITINS