Programa de Extensão em Serviço Social e Sociedade realiza seminário para encerrar atividades do semestre

A programação foi realizada na Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso

Carlos de Bayma Câmpus Palmas 07/12/2023 18:03

 

Colegiado de Serviço Social durante realização do Seminário (Fotos: Arquivo Pessoal)


O curso de Serviço Social do Câmpus Palmas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) encerrou as atividades extensionista do semestre letivo com a realização do II Seminário Interdisciplinar do Programa de Extensão em Serviço Social e Sociedade, no auditório da Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, no dia 27 de novembro.

A programação teve início com a mostra dos trabalhos produzidos no semestre, através da apresentação de banners por grupos das cinco turmas, pautados nas disciplinas Direitos Humanos e Cidadania, Movimentos Sociais e Serviço Social, Política de Habitação e Meio Ambiente, Infância e Adolescência, e Envelhecimento Humano. Em seguida, a bela apresentação cultural do grupo de dança dos idosos da Universidade da Maturidade (UFT), uma evidente e inclusiva demonstração da importância do envelhecimento ativo e o quanto as instituições através das políticas sociais devem, cada vez mais, ser mediadoras na promoção dos direitos humanos.

Na sequência, foi realizada uma mesa-redonda, mediada pela acadêmica Laureana Barbosa Carvalho, do 6º período, com a participação da coordenadora de Extensão e Desenvolvimento Social, assistente social Láisa Giseli Neiva Leite Santos, do coordenador do colegiado do Serviço Social, professor mestre Giovanni Bezerra, da coordenadora do Programa de Extensão em Serviço Social e Sociedade, no 2º semestre de 2023, professora mestra Ana Paula Baganha.

A professora doutora Luciana Martins explica que “a curricularização da extensão, um dos pilares fundamentais da formação acadêmica, tem sido um desafio que o curso do Serviço Social da Unitins tem se lançado à frente, visando produzir dialogias com a comunidade por meio de ações extensionistas no espaço ‘extramuros’ da Universidade. Em uma perspectiva freiriana, não no sentido de levarmos conhecimento, entendendo que comunidades tem os seus saberes próprios, que não são nem inferiores, nem superiores ao científico, apenas diferentes. Trata-se, pois, a partir de métodos sob o viés participante, de privilegiarmos o conhecimento produzido junto com os sujeitos nas interações oportunizadas pelas práticas, o qual transcende os saberes preexistentes de ambas as partes”.

“Com esta finalidade, a partir de parcerias estabelecidas com alguns campos para o desenvolvimento das ações extensionista curriculares, realizamos levantamentos e análises de demandas. Estivemos em comunidades e Instituições como assentamento do MST, Comunidade Quilombola, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos/Cras, Escolas Estaduais, Sesc/EJA. Salientamos que o Programa oportunizou a realização das ações de forma interdisciplinar, na maior parte das situações, de modo que alunos e professores foram a campo em conjunto, fazendo a interlocuções entre as suas respectivas disciplinas”, destacou Luciana.

O encerramento da programação se deu com as discussões realizadas pelos representantes dos movimentos contemplados pelo Programa: Fernando de Oliveira, representante do MST, Vanda Michelli, coordenadora do GTP Movimentos Sociais e Serviço Social da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e Maria Vanir Ilídio, coordenadora do Movimento Estadual dos Direitos Humanos.

O coordenador de Serviço Social comemorou o resultado das ações. “Neste semestre fechamos o primeiro ano do Programa Extensionista Serviço Social e Sociedade, conforme estabelece a Resolução 07/2018, do Conselho Nacional de Educação. Oportunidade para discentes criar momentos de discussões em espaços externo ao ambiente universitário, desenvolvidas em escolas, projetos de habitação de interesse social, acampamentos do MST, comunidades Quilombolas. As disciplinas extensionistas têm oportunizado grande aprendizados aos discentes. A avaliação e monitoramento é realizada semestralmente pelas docentes envolvidas nas disciplinas, o que nos habilita a aprimorar nossas ações e estratégias para os próximos semestres”.

A equipe do Programa de Extensão em Serviço Social e Sociedade é composta pelas professoras mestras Ana Paula Baganha, Juraildes Barreira, Lêda Santana Noleto, especialista Eliane Correa de Mendonça (voluntária), e doutora Luciana Martins.

Apresentação de banners durante a realização do evento

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS