Reunião de alinhamentos com acadêmicas da Empresa Pétrea Júnior Consultoria Jurídica com a coordenadora de Ambientes de Inovação e Parcerias do NIT, Mylena Jacundá (Fotos: Arquivo Pessoal)
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) atua junto à comunidade acadêmica em busca de propiciar aos estudantes as condições e ambientes para a criação e implementação de Empresas Juniores, que são entidades organizadas nos termos da Lei nº 13.267/2016, sob a forma de associação civil sem fins lucrativos, inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e com seus estatutos registrados em Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, com finalidades educacionais, apartidárias, criadas, constituídas e geridas exclusivamente por estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da Unitins.
A coordenadora de Ambientes de Inovação e Parcerias do NIT, Mylena Jacundá, explicou que, até o momento, três propostas foram apresentadas e registradas no NIT, observando as disposições do Regulamento das Empresas Juniores da Unitins, apreciado e aprovado pelo Consepe e Consuni em 08 de dezembro de 2022. As empresas são “Projetos e Assistência Técnica Orientada – P.A.T.O Consultoria Júnior”, com atuação voltada ao Agronegócio e vinculada ao curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Câmpus Paraíso; “Techtins Consultoria Júnior, destinada a Engenharia de Software e vinculada ao curso de Sistemas de Informação do Câmpus Palmas; e “Pétrea Júnior Consultoria Jurídica, com foco no Direito Agrário e vinculada ao curso de Direito do Câmpus Palmas.
As propostas de projeto das referidas empresas e seus respectivos estatutos, acompanhadas dos demais documentos exigidos em regulamento, foram analisadas e aprovadas pelo NIT com emissão de pareceres técnicos, bem como submetidas à apreciação da Reitoria para fins de reconhecimento institucional. Agora, cada Empresa Júnior, acompanhada de seu professor orientador, está apta a providenciar a regularização como pessoa jurídica de direito privado. A P.A.T.O Consultoria Júnior já realizou o registro formal de seu estatuto.
Mylena Jacundá relembra que “em outubro de 2022, realizamos o evento ‘Conectando Ideias: I Circuito Empresa Júnior da Unitins’, com o propósito de incentivar professores e, especialmente, estudantes de graduação a desenvolverem qualidades e habilidades mais inovadoras, criativas e empreendedoras no contexto da nossa universidade, tendo como foco central o envolvimento dos alunos em empresas juniores, pelo fato da Empresa Júnior, enquanto ambiente propício à inovação, representar uma excelente oportunidade de amadurecimento acadêmico, pessoal e de preparação para enfrentar o mercado de trabalho”.
“É uma alegria perceber que, de fato, o evento do ano passado e as trocas do NIT com a comunidade acadêmica, construídas e crescendo de lá para cá, vêm plantando sementinhas na cabeça dos estudantes e gerando bons frutos, tendo em vista o nítido interesse e movimentos que eles têm feito, seja nos procurando para sanar dúvidas, apresentando ideias e participando mais de atividades que tenham o viés da inovação e da prática empreendedora. A nossa expectativa é que a partir do primeiro semestre de 2024, concluído o processo de regularização das empresas como pessoas jurídicas de direito privado, as EJs já comecem a desenvolver as suas atividades acadêmicas, de capacitação e comunicação, almejando a prestação de serviços qualificados aos seus clientes”, enfatizou Mylena.
Alexandre Valdivino, da P.A.T.O. Consultoria Jr., explica que “após o processo de registro no cartório, está faltando o trabalho do contador junto à Receita Federal e afins, para criar o CNPJ, e esperamos resolver tudo até fim do ano e entrarmos 2024 já com a nossa empresa funcionando. Daqui a um ano eu me formo. Então, eu já vou ter um ano de experiência na minha área. Porque infelizmente o que acontece hoje no mercado de trabalho, você formou, você não tem experiência. Quando você vai procurar emprego, só tem emprego para quem tem experiência. Como que o profissional adquire experiência se em nenhum lugar abre as portas? Então a ideia principal da Empresa Júnior é isso, é dar uma experiência enquanto aluno para que, ao se formar, já tenha um direcionamento”.
Para o diretor do NIT, professor Jeferson Morais, é um momento de celebração. “Estamos celebrando esse marco importante da nossa Universidade, pois, com a abertura de três novas Empresas Juniores, estamos reforçando o compromisso do NIT e da Unitins com a inovação e o empreendedorismo na educação. Essas empresas, geridas por estudantes, oferecem oportunidades práticas de aplicar conhecimentos teóricos em projetos reais, promovendo habilidades como liderança e resolução de problemas, além disso, elas estabelecem uma ponte valiosa entre a universidade e o setor industrial, incentivando o espírito empreendedor entre os estudantes e contribuindo tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o impacto social e econômico no nosso Estado”.
A vice-reitora da Unitins, professora Darlene Teixeira Castro, comemora a criação dessas empresas e reforça o compromisso da Universidade visando o desenvolvimento do Estado do Tocantins. “A Unitins vem fomentando e propiciando a criação das empresas juniores com várias ações empreendidas nos últimos anos por meio do NIT. Todo esse apoio é extremamente relevante visto que a Universidade é um ambiente propício para despertar nos nossos acadêmicos o empreendedorismo e a inovação. Nossa expectativa é o envolvimento expressivos dos cursos nestas ações.
Integrantes da empresa Techtins Consultoria Jr.
O NIT da Unitins foi criado em setembro de 2011 por meio da Resolução Consuni/Nº08/2011 e está vinculado à Vice-Reitoria da Universidade. A sede está localizada no Câmpus Palmas, Bloco B - Sala 11, contando com a presença de um agente do NIT em cada Câmpus da instituição, sendo estes professores indicados para auxiliar localmente nas ações de aproximação com as ações de inovação e empreendedorismo.