Projeto de extensão recebe caravana de alunos durante exposição no Câmpus Palmas

O objetivo do projeto Solo nas Escolas é popularizar o conhecimento científico e tecnológico relacionado à ciência do solo

FRANCISCA LAYLLA PEREIRA DE SOUSA LIMA Engenharia Agronômica 05/12/2023 13:16

Acadêmicos de Engenharia Agronômica explica sobre a composição e funções dos solos (Foto: Francisca Laylla/Dicom Unitins)


O curso de Engenharia Agronômica/Câmpus Palmas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) expôs o Projeto Solo na Escola: Exposição didática de solos e recebeu alunos de duas escolas públicas de Palmas que participaram da vivência durante a manhã desta terça-feira, 5. A exposição aconteceu no bloco C do Câmpus Palmas. 

Alunos do 4º ano da Escola Municipal Monteiro Lobato e do 5º da Escola Municipal Antônio Carlos Jobim foram o público-alvo dessa exposição, que aconteceu em alusão ao Dia Mundial do Solo, comemorado no dia 5 de dezembro. 

A professora da Escola Municipal Monteiro Lobato Charliete Sousa Castro declarou que os alunos estavam ansiosos pela experiência. “As crianças estavam ansiosas pelo dia de hoje. Conseguimos ver o quanto eles estão amando o passeio e as descobertas dos solos. Eles estão encantados com tudo que eles estão vendo”, relatou a professora.

Alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato pintam tela durante a exposição 


Maisa Emanuelle cursa o 2º período de Engenharia Agronômica e explicou para os alunos sobre o magnetismo do solo e poluentes. “Eu achei a experiência muito interessante, ainda mais para mim que estou no início do curso. Eu estou aprendendo sobre os solos e, ao explicar para outras pessoas, eu consigo absorver melhor o conhecimento”, pontuou.

Os docentes Michele Ribeiro Ramos e Danilo Marcelo Aires dos Santos coordenam esse projeto de extensão. “A experiência de vivenciar o solo aqui na exposição é diferente da sala de aula. Aqui eles conseguem visualizar e tocar enquanto aprendem sobre os diversos tipos de solo e suas funções. Inclusive, eles conseguem associar determinado solo com o que tem nas suas casas ou no vaso da avó. Então, eles começam a associar a cor do solo, a sua textura com a função dele e isso é fantástico”, destacou a coordenadora.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Kyldes Batista Vicente, a extensão é quando a Universidade ultrapassa os seus muros e leva o conhecimento para a comunidade. “O projeto Solo nas Escolas, sem dúvida, é uma atividade que envolve a sociedade e leva o conhecimento produzido dentro da Unitins para os alunos das escolas que vivenciam essa experiência”.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS