Unitins firma convênio com a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires

As duas universidades alinhavaram algumas propostas de trabalho que prevê o envio e recebimento de professores e alunos com possibilidade de iniciar o intercâmbio já em 2024

Ruy Bucar INTERNACIONALIZAÇÃO 05/12/2023 12:37

Reitor Augusto Rezende e vice-reitora Darlene Castro, com dirigentes da Universidade de Buenos Aires, durante assinatura de convênio de parceria (Foto: Divulgação/Acervo Pessoal)

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) firmou convênio de parceria nesta sexta-feira, 1, com a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, na Argentina. O convênio foi assinado pelo reitor Augusto Rezende, durante missão diplomática à Argentina, no âmbito da agenda de internacionalização empreendida pela Universidade. Integram ainda a delegação da Unitins nesta missão, a vice-reitora Darlene Castro; a pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruíta Czapski e a Diretora de Assuntos Internacionais, Patrícia de Aquino Prudente.

O reitor Augusto Rezende destaca que a viagem à Argentina está sendo muito produtiva. Ele explica que o convênio com a Universidade de Buenos Aires vem sendo trabalhado no decorrer do ano de 2023 numa construção de parceira que inclui as universidades tradicionais da Argentina. “Agora a gente consegue planejar por meio de um convênio desenhado, já institucionalizado nos conselhos, com foco no curso de Direito, na área de Humanas, como também na área de línguas e intercâmbio cultural”, ressalta o reitor, informando que já é possível planejar para receber e enviar professores para capacitação, em nível de aprimoramento e enviar e receber alunos para intercâmbio cultural e de línguas.

Augusto Rezende ressalta que durante a viagem à Argentina foram definidas as linhas institucionais de pesquisa que vão ser discutidas entre as academias, criando possibilidades de organização de eventos em conjunto, dentre outras atividades. “Estamos saindo aqui de Buenos Aires com a certeza de que abrimos portas importantes para o avanço da internacionalização da Unitins. E já pensamos que em 2024 a gente consiga enviar a primeira remessa de docentes e discentes para cursos de intercâmbio cultural e de línguas aqui em Buenos Aires, Argentina”.

A vice-reitora da Unitins, professora Darlene Castro, comemora os esforços de internacionalização da Unitins que tem rendido bons frutos. “A assinatura deste convênio é uma oportunidade promissora para a Unitins para empreendermos ações de ensino, pesquisa e extensão, com perspectivas concretas de Internacionalização e troca de conhecimento para nossos alunos e professores”, avalia.

A Diretora de Assuntos Internacionais, Patrícia Prudente explica que a Unitins está realizando um trabalho bastante engajado com o Mercosul e com as universidades latino-americanas. “Esse convênio vem com muita força. Vem consolidar esse trabalho. Com certeza nós teremos muitas atividades importantes, desde a mobilidade acadêmica, mobilidade docente, possibilidade de eventos internacionais em parceria com universidades da Argentina, projetos de pesquisa e de extensão, então muita coisa vai se abrir a partir deste convênio, especialmente com foco nos alunos de Direito, mas não somente, e vai estreitar nossas relações acadêmicas e também diplomáticas do ponto de vista da Universidade com a Argentina e o Mercosul”, defende a professora.

Ouvidoria UNITINS