Diretores da empresa mostram aos acadêmicos a estrutura de funcionamento da primeira empresa com data center da região Norte do País (Fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins)
Estudantes do 8º período do curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Palmas visitaram na manhã desta segunda-feira, 18, a empresa de tecnologia IDX Data Center, especializada em segurança da informação. A visita aconteceu no âmbito da disciplina Segurança e Auditoria de Sistemas, ministrada pela professora Marcia Maria Savoine. A coordenadora do curso, Leandra Cristina Soares, acompanhou a visita.
Os estudantes puderam conhecer um pouco da estrutura da empresa, a primeira com infraestrutura de data center do Norte do País, especializada em processamento e armazenamento de dados gerados pela massificação de tecnologias como a computação em nuvem, internet das coisas, Big Data e inteligência artificial. “Nós abrimos aqui porque vimos uma necessidade no mercado, estamos no centro do País, região estratégica, mas estamos crescendo devagar, sabemos que estamos no caminho certo”, destacou o CEO, Danilo Silva, ao falar sobre a escolha por se instalar em Palmas.
O gestor explica que é com enorme satisfação que a empresa abre as portas para a visita de estudantes da área de tecnologia. Segundo ele, é a maneira de ajudar esses futuros professionais da melhor forma. A visita, segundo o gestor, abre a cabeça desses jovens sobre para onde ir, qual caminho a percorrer. “Buscar a inovação constante, não basta ser só um bom aluno em sala de aula, é preciso buscar conhecimento. E o conhecimento está aí. Então tem que buscar informação, buscar conhecimento, focar em certificação, na área de TI certificação é o que há, é mais importante às vezes que uma pós-graduação”, é a recomendação de Danilo aos futuros profissionais.
Durante a visita o CEO elogiou a competência da sua equipe, com destaque para o jovem Thales Monteiro, que ocupa da função de desenvolvedor. O profissional é egresso da Unitins. Thales revela que a qualidade do curso ofertando pela Unitins contribuiu para o seu desempenho profissional. “O curso favoreceu muito a minha trajetória, porque, como abrange muitas áreas, eu saí um profissional que sabia um pouquinho de cada coisa, então foi muito mais fácil escolher o que eu queria me especializar”, conta o profissional, que recomenda aos estudantes aproveitar ao máximo o período de formação para chegar bem ao mercado de trabalho.
“Ficamos bastante impressionado com a estrutura da empresa, de pessoal, lógica e física, é uma estrutura que só se encontra nos grandes centros como São Paulo. Muito interessante a faculdade realizar esse tipo de vista que nos aproxima do mercado de trabalho, declarou o acadêmico Gabriel Teixeira de Carvalho, do 8º período, ao fazer um balanço da visita.
Quem também saiu bastante satisfeita com a visita foi a estudante Júlia Pereira Gonçalves, do 4º período, que confessa que não imaginava que tinha uma empresa como essa em Palmas. “É muito bom a gente saber que estão chegando empresas que têm enorme potencial para crescer, que como foi dito, está no centro do País, bem localizada, está perto de todas as regiões, gostei muito da visita e o que mais me chamou atenção foi a importância de se conhecer mais sobre redes”, avaliou a acadêmica.
A professora Marcia Savoine explica que a visita buscou mostrar na prática o que é repassado em sala de aula. “A visita teve como objetivo mostrar na prática de todo o conhecimento que já vimos da disciplina e do que a gente a ainda pode ter dentro do tema de segurança da informação, segurança cibernética que a gente tem da parte tecnológica, tanto em nível de armazenamento de dados como de transmissão de dados, telecomunicação e segurança de rede”, pontua, ressaltando que esse tipo de experiência permite aos acadêmicos ter uma ótima percepção da prática e do que o mercado exige.
Para a coordenadora do curso, professora Leandra Cristina Soares, a visita foi altamente produtiva. “Os estudantes puderam conhecer o funcionamento, os serviços que são prestados e o que nós temos de tecnologia de ponta na cidade de Palmas. E, de acordo com o que foi apresentado aqui, é uma das maiores da região Norte”, assinala a professora, que fala do orgulho de chegar a uma empresa e encontrar egresso da Unitins. “É uma gratidão ver um acadêmico nosso desempenhando um bom trabalho e sendo reconhecido”, finalizou.
Diretores da empresa em pose para registro fotográfico junto com as professoras e os acadêmicos, após a visita considerada bastante produtiva