Alunos, professores e a coordenação do curso atentos a palestra realizada pelo professor José Luiz Cabral (Fotos: Natália Rezende/ Dicom Unitins)
O encerramento da 1ª Semana Acadêmica do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Câmpus Paraíso da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) ocorreu na manhã deste sábado, 16, no auditório do Bloco B. Na ocasião, os alunos e professores tiveram acesso aos conteúdos do último dia de palestras do evento. A programação contou com diversas dinâmicas interativas e um almoço coletivo que foi realizado através de ações do Centro Acadêmico (CA) do curso.
Na oportunidade, o público presente esteve atento às explanações ministradas pelo professor da Unitins José Luiz Cabral da Silva Júnior, que explicou sobre o “Impacto do Clima no Vale do Araguaia: Safra 23/24”. O docente explicou o fenômeno El Niño e sobre as questões da variabilidade climática da região, e salientou que os produtores rurais precisam de orientações estratégicas dos técnicos, inclusive para não plantar em uma época errada. “É preciso ter conhecimento sobre os impactos da região, sem se preocupar tanto com a influência de fases de um fenômeno de escala global. O profissional do Agronegócio deve sempre estar alicerçado nesses conhecimentos para não se escandalizar com o que está sendo notificado pelos veículos midiáticos. A chuva é diferente no Tocantins e indiferente desses fenômenos”, destacou.
Uma das participantes foi a aluna Joice Alves Neres. "A palestra nos motivou a conhecer mais sobre a realidade climática de nossa região e outros fatores que envolvem o plantio. Sinto que para todos os acadêmicos foram três dias incríveis de novos conhecimentos, muita interação, e assim seguimos ampliando novas ideias e muita absorção de conhecimento pela jornada do curso”, arrematou a estudante do 4° período.
O acadêmico Neurivan Lima, do 6° período, disse que é satisfatório a oportunidade de usufruir de tanto conhecimento que foi proporcionado. “Saber que vamos poder utilizar esses novos saberes nos dá segurança para ir para o mercado de trabalho. Especificamente, foram repassadas tantas informações a respeito do clima e a importância dele para as culturas, principalmente, da soja. Podemos observar que o produtor faz tantos investimentos e, muitas vezes, peca em não conhecer esse fator tão importante para os resultados de sua produtividade. E, como é a nossa área profissional, tudo isso é muito relevante”, detalhou.
Público presente estava interessado em saber mais sobre o El Niño
Encerramento
Durante o encerramento, a presidente do Centro Acadêmico (CA), Hysabelly da Silva Santos, revelou-se feliz com o resultado do evento e teceu agradecimentos aos organizadores. “Agradeço a oportunidade e confiança cedida pela equipe diretiva da Unitins, e por doarem tantas coisas maravilhosas nessa 1ª Semana Acadêmica do curso. Estendo os meus agradecimentos aos alunos que participaram com exímia dedicação, e do fundo do coração quero agradecer também aos palestrantes que estiveram conosco, e que desde o início estavam empenhados em oferecer conteúdos e saberes de qualidade para os acadêmicos do curso”.
O coordenador do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, professor Adriano Sérgio Bernardo Queiroz, agradeceu aos participantes e a organização do evento. “Agradeço a participação de todos os alunos do curso, aos palestrantes, e também aos professores que estiveram nestes três dias de evento no Câmpus Paraíso. Gostaria de agradecer também a nossa equipe diretiva por proporcionar todo o aparato para o oferecimento desta 1ª Semana Acadêmica. O balanço é o melhor possível, pois tivemos palestras voltadas para o Agronegócio e a oportunidade de trabalhar especificidades da relação do clima e a safra 2023/2024. Resta aqui, o agradecimento da coordenação do curso e esperamos novidades para a 2ª Semana Acadêmica, que acontecerá no próximo ano”.
Presente na ocasião, a diretora do Câmpus Paraíso, professora Kênia Paulino de Queiroz Souza, revelou que a 1ª Semana Acadêmica do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio foi um grande sucesso. “Houve muito envolvimento dos acadêmicos que participaram das dinâmicas, palestras, oficinas e momentos de integração maravilhosos. Estamos extremamente orgulhosos do envolvimento do CA, professores, coordenação e da comunidade externa que contribuíram bastante com as variadas temáticas para os três dias de evento. Parabenizo a todos os envolvidos que trouxeram as discussões pertinentes para o nosso contexto, não somente para a região do Vale do Araguaia, mas também para a conjuntura brasileira”.
Acadêmicos e professores durante almoço coletivo