Tecnologia em Gestão do Agronegócio tem ciclo de palestras durante Semana Acadêmica

O segundo dia do evento ficou marcado pela divulgação de saberes que promovem práticas sustentáveis na área do Agronegócio

Natália Rezende Câmpus Paraíso 16/09/2023 13:17

Um ciclo contendo quatro palestras foi realizado na noite desta sexta-feira, 15, durante a 1ª Semana Acadêmica do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, que aconteceu no Câmpus Paraíso da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Na ocasião, diversos temas foram debatidos acerca do tema do evento que discute os efeitos climáticos que desempenham um papel crucial na região do Vale do Araguaia no Tocantins. 

 

O aluno Alexandre Lima Valdivino, do 4° período, destacou que as palestras foram de grande valia para seu percurso acadêmico. “É interessante ver os novos alunos descobrindo o quão além da sala de aula vai o conhecimento dos nossos professores. Queria também destacar que os palestrantes de outras Instituições de Ensino Superior foram brilhantes nessas doações de saberes. Tudo isso engrandece a nossa formação e gera um rico conhecimento obtido em cada palestra que nos trouxe um enriquecimento sem tamanho”, finalizou. 

 

Professora Weslany Silva explicando o assunto aos participantes da palestra (Fotos: Natália Rezende/ Dicom Unitins)


Painel

A primeira palestra da noite foi ministrada pela professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Weslany Silva. O tema abordado pela palestrante foi “Tendências de Bioinsumos Microbianos na Agropecuária”.  O objetivo era mostrar aos alunos sobre a importância desse mercado e como está o cenário de bioinsumos atualmente. “Tudo foi pensado para contribuir com o conhecimento deles sobre agricultura sustentável, e a devolutiva dos acadêmicos foi notável em desempenhar discussões que enriqueceram o debate”, disse.

A segunda palestra “A Importância de Conhecer o Clima Para Pecuária” foi ministrada pelo professor do curso Joaquim Morivaldo dos Reis Junior. “Os alunos entenderam que a pecuária não é caracterizada apenas por bovinos, mas existe um leque de outras espécies existentes nesta categoria. Aprenderam também sobre a importância de conhecer que há uma importância climática que deve ser analisada, e que isso interfere na produção, e ainda como devemos tratar os animais e alcançar exitosos resultados”.

 

Professor Joaquim Morivaldo, durante a apresentação da palestra


Discussões sobre a temática “Os Efeitos do Stress Hídrico por Seca na Produção de Soja e Óleo de Soja” foram realizadas durante a terceira palestra, que foi ministrada pelo professor e coordenador do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Adriano Sérgio Bernardo Queiroz. Para ele, a palestra demonstrou aos alunos sobre a importância do clima na região. “A cultura da soja é uma das principais plantadas no Estado do Tocantins e é de suma importância que os acadêmicos tenham conhecimentos sobre os efeitos do clima, e como eles devem ser comportar diante das adversidades climáticas que o Estado possa passar na próxima safra.”

 

O coordenador do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Adriano Sérgio, realizando a palestra para os participantes


 

A quarta e última palestra foi “Agropecuária 4.0: Novas Tecnologias Aplicadas no Campo”, ministrada pelo professor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Ivo Sócrates Moraes de Oliveira. O professor demonstrou tecnologias que estão sendo utilizadas na área da Agropecuária. “O intuito foi ampliar o conhecimento dos acadêmicos sobre a associação da tecnologia e agropecuária. O fruto foi integrar os campos, sendo que juntos estão promovendo apoio também para a comunidade em geral. Um momento de ampliação de saberes que também traz retorno para os futuros agricultores e profissionais da área do Agronegócio”.

 

Professor Ivo Sócrates do IFTO e público da palestra


 

Repercussão

 

A diretora do Câmpus Paraíso, professora Kênia Paulino de Queiroz Souza, enfatizou que “o ciclo de debates nas palestras realizadas no segundo dia da Semana Acadêmica do curso foi muito importante para que os acadêmicos possam conhecer as características da região do Vale da Araguaia, e que futuramente possam atuar no mercado de trabalho com um vasto conhecimento doando dentro das salas de aulas da Unitins. Agradecemos todo o empenho dos palestrantes e da organização para que fosse possível este grande feito”.

 

Diretora do Câmpus Paraíso, professora Kênia Paulino, e o professor Ivo Sócrates, do IFTO 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS