Governador lança primeira ação do Projeto Capacito, de valorização do servidor público

Realizado pela Unitins e Secad, tem investimento total de R$ 8 milhões para cursos voltados para a formação e capacitação de servidores de todas as áreas

Josiane Mendes Capacito 14/08/2023 17:56

Lançamento oficial do Capacito aconteceu na tarde desta segunda, 14, em Palmas (Fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins)


Valorizar o servidor público por meio de capacitações é o principal objetivo do Projeto Capacito, uma realização do Governo do Estado por meio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Secretaria da Administração (Secad), em parceria com o Comitê de Governança do Estado e Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt). A primeira ação do projeto é o MBA em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes, ministrado pela Universidade de São Paulo (USP), que teve seu lançamento oficial na tarde desta segunda-feira, 14, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.

Participaram do lançamento os professores da USP e coordenadores do MBA, Ana Carla Bliacheriene e Luciano Vieira de Araújo; o reitor da Unitins, professor Augusto Rezende; o secretário-chefe da Casa Civil e presidente do Comitê de Governança, Deocleciano Gomes; o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho; o vice-governador do Estado, Laurez Moreira; e o governador, Wanderlei Barbosa.

A cerimônia foi acompanhada, também, pelos discentes do MBA, que, após o lançamento, participaram da aula inaugural, além de servidores da Unitins, pró-reitores e pela vice-reitora, Darlene Teixeira Castro.

Reitor Augusto Rezende fala durante lançamento do Capacito 


A coordenadora de Incubadoras e Parcerias do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unitins, Mylena Costa Jacundá, é uma das discentes. Ela foi selecionada juntamente com outras 277 pessoas, servidores da administração direta e indireta, além de um servidor de cada um dos 139 municípios.

“Sempre gostei muito de questões relacionadas a políticas públicas, e o conceito do direito à cidade é algo que desde a graduação eu gosto muito de me voltar, e porque ele implica no acesso das pessoas a uma cidade inclusiva, justa, democrática e solidária. Eu acredito que pensando nesse conceito do direito à cidade e na inovação tecnológica, muito promissora ao pensar a cidade que seja mais inteligente na perspectiva do desenvolvimento sustentável, o MBA me chamou muita atenção, portanto, estou muito empolgada, com bastante expectativa. Espero que seja um sucesso”, declarou Mylena.

 

Parceria

Em nome da USP, a professora Ana Carla enalteceu a parceria realizada com o Governo do Estado, por meio da Unitins, e contou que o diálogo começou há cerca de dois anos, tendo esse desfecho positivo. “É uma satisfação imensa para a USP estar aqui hoje. Viemos porque entendemos que era uma proposta séria, de desenvolvimento. E junto com a Unitins faremos tudo que for possível para entregar o que nos pediram e atender as expectativas”, frisou.

O reitor da Unitins falou sobre a importância de se investir no desenvolvimento de pessoas. “São sementes que são plantadas. E isso vai se refletir ao longo do tempo. O investimento em educação ele é construído, lento, cadenciado, mas pode ter certeza que ele é transformador”, explicou.

O Capacito conta com investimento de cerca de R$ 8 milhões, maior investimento no desenvolvimento de pessoas dos últimos anos, e tem como objetivo ofertar capacitações com foco na elevação dos níveis técnico e intelectual dos servidores públicos estaduais.

“A gente visualizou que a implementação dos eixos de governança passa pelo aprimoramento de pessoas. Então, a Unitins juntamente com a Secad criou esse grande projeto guarda-chuva, que se divide em eixos temáticos as perspectivas de formação e capacitação de servidores em todas as áreas, em especial em inovação, digital, governo eletrônico, para que o cidadão sinta o reflexo desse avanço do serviço público. A Unitins fica grata por fazer parte do Comitê de Governança, como também na coordenação-geral do Capacito”, concluiu Augusto Rezende.

Para o secretário da Secad, Paulo César Benfica Filho, a capacitação é uma política de valorização do servidor. “Graças à Unitins, hoje, com muita alegria, estamos com a USP, uma universidade com 80 anos de história, visando o fortalecimento do serviço público”, afirmou.

Governador Wanderlei Barbosa agradece parceria com a USP


O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, enalteceu a parceria com a USP, destacando o que a Universidade representa para o Brasil e para o mundo. “A USP é um referencial, um diferencial educacional. Então, nós somos gratos por essa parceria. Queremos profissionais capazes e qualificados, para ajudar os municípios, e não somente no Poder Executivo. Esperamos que a gente possa promover esse conhecimento e que essas pessoas qualificadas possam ser úteis em todos os poderes”, concluiu.

 

Governador Wanderlei Barbosa, vice-governador Laurez Moreira, secretários, reitor Augusto Rezende e professores da USP

 

 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS