Acadêmicos de Pedagogia transformam resíduos sólidos em materiais pedagógicos

Roletas alfabéticas e mural silábico estão entre os produtos apresentados pelos estudantes no evento

QUEZIA DA SILVA ALENCAR Câmpus Araguatins 31/05/2023 17:00

Atividade prática faz parte de disciplinas do curso de Pedagogia (Fotos: Quezia Alencar/ Dicom Unitins) 


Estudantes do 1º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins realizaram nesta terça-feira, 30, uma exposição de materiais pedagógicos produzidos com resíduos sólidos. O trabalho foi orientado pela professora Francisca Feitosa e está relacionado às disciplinas de Políticas de Educação Ambiental e Didática e Formação de Professores.

 A aula prática teve como objetivo apresentar materiais que incentivem a alfabetização de crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Os alunos exercitaram a criatividade produzindo diversos produtos, como roletas alfabéticas, mural silábico, pranchetas de palavras, palavras embaralhadas, caixa silábica e de palavras, pote da leitura, pote silábico, pescaria de sílabas para formar palavras, jogo da velha silábico, maleta multifuncional, entre outros. A exposição contou também com a participação dos filhos de algumas alunas, que aproveitaram para brincar e aprender com as atividades produzidas.

A acadêmica Daiany Oliveira expressou sua satisfação em relação à atividade, destacando a importância da reciclagem como recurso para estimular o desenvolvimento da escrita, fala e habilidades motoras das crianças. “Com certeza, conseguirei aplicar essas práticas em sala de aula e terei uma ampla gama de materiais pedagógicos para utilizar daqui em diante”, afirmou.

A professora Francisca ressalta a importância da atividade como estímulo à criatividade dos acadêmicos, preparando-os para abordagens pedagógicas diversificadas em suas futuras atuações em sala de aula. “Durante a atividade foi possível demonstrar como resíduos que antes seriam descartados em aterros sanitários podem ser reutilizados, transformando-se em recursos pedagógicos atrativos para facilitar o processo de alfabetização das crianças”, destacou.

Estudantes estimulam criatividade e trabalham com recursos pedagógicos inovadores


"Essas atividades práticas e a criação dos materiais pedagógicos são muito importantes para a formação dos nossos estudantes. Elas proporcionam uma vivência concreta do processo de ensino-aprendizagem, estimulando a criatividade e a habilidade de encontrar soluções inovadoras. Além disso, essas práticas promovem a consciência ambiental, mostrando aos alunos como é possível reutilizar e transformar resíduos em recursos pedagógicos atrativos”, avaliou a coordenadora do curso de Pedagogia, Aquenubia Gonçalves.

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS