Presidência do Casi, João Pedro Cavalcante recepciona a palestrante Eliane Melo (Fotos: Jully Santana/Dicom Unitins)
Na noite desta terça-feira, 30, o Centro Acadêmico de Sistemas de informação (Casi) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Palmas trouxe a especialista em Desenvolvimento Organizacional e LinkedIn Creator Eliane Melo, para o Hands On. A ideia é ensinar os acadêmicos a utilizar a rede social de maneira estratégica, desde a construção de um perfil atrativo até tipos de conteúdo que conectam com pessoas para gerar network.
Os estudantes puderam tirar as suas dúvidas específicas e a palestrante teve a oportunidade de demonstrar páginas e pessoas interessantes sobre o universo da Tecnologia da Informação. Para o acadêmico Rafael Aguiar Silva, a oportunidade foi única com equilíbrio entre teoria e prática evidenciado pela apresentação de resultados reais.
“Foi verdadeiramente excepcional, posso afirmar com convicção que foi uma das melhores palestras que já tive o privilégio de assistir. Acredito que o ponto alto foi a apresentação de técnicas práticas que, sem dúvida, são aplicáveis e adaptáveis à minha estratégia atual no LinkedIn. O conteúdo não só era relevante, mas também facilmente implementável. Estou realmente animado para colocar esses novos aprendizados em prática e aguardo ansiosamente os frutos que essas mudanças trarão para minha presença on-line. Sinto-me inspirado e repleto de ideias para dar o próximo passo no meu crescimento profissional”, complementou.
O diretor de Comunicação do Casi, Victor Alves, lembra que o Hands On continua e é aberto à comunidade interna e externa, tanto para participação como ouvinte ou como palestrante. “Continuamos a promover workshops para desenvolver as hard e soft skills dos acadêmicos, estamos abertos a receber as propostas dos profissionais do mercado que tenham interesse em fomentar conhecimento", disse.
Acadêmicos atentos às dicas da especialista Eliane Melo
O Casi está comprometido em trazer inovação para o curso e tem buscado potencializar o Hands On em ações de interesse dos próprios estudantes do curso, ainda que seja aberto à comunidade interna e externa, é o que conta o presidente, João Pedro Cavalcante.
“Decidimos deixar de esperar e colocar a mão na massa para executar essas oportunidades legais de integração e conhecimento fora do horário normal de aula. Todo mundo ganha: o estudante passa a aprimorar suas habilidades para se destacar no mercado de trabalho, os profissionais têm a oportunidade de compartilhar o conhecimento prático que exerce no mercado de trabalho e a Universidade oportuniza o aprendizado em todos os sentidos. Só executamos aquilo que é o desejo de que quem representamos”, declarou Cavalcante.
Eliane Melo ficou feliz pelo convite porque, como criadora de conteúdo oficial do LinkedIn, entende a necessidade de se posicionar estrategicamente e produzir com intuito de demonstrar suas habilidades. Em sua apresentação, ela explicou que as empresas têm utilizado a plataforma porque por ela é possível encontrar evidências das habilidades alegadas no currículo por meio das publicações dos profissionais da rede.
“Acredito que a academia precisa preparar os estudantes para o mercado de trabalho, mas até mesmo na carreira acadêmica o Linkedin se destaca como grande hub de conexão entre profissionais. Pessoas de todos os níveis profissionais, tanto do mercado formal corporativo, quanto da carreira acadêmica expõem seus trabalhos dentro dessa plataforma. Por isso, é importante que os estudantes comecem a estruturar seu perfil profissional no LinkedIn desde já, quanto antes melhor. As empresas têm recrutado por lá, e quem tem uma página organizada, com as experiências acadêmicas listas, saem na frente”, ensinou Eliane.
Coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Leandra Soares com representantes do Casi e a palestrante Eliane Melo
Depois da palestra, o estudante Jeezyel Pereira Costa propôs que a palestrante analisasse seu perfil como forma de avaliar se as alterações feitas durante o evento estavam de acordo. A especialista parabenizou o acadêmico pela coragem em compartilhar seu perfil e aproveitou a oportunidade para praticar o método da andragogia, processo de aprendizado adulto. Ela perguntava à plateia o que poderia ser melhorado no perfil de Jeezyel com base nos conhecimentos compartilhados. Por causa da atitude dos estudante, outros se sentiram incentivados a solicitar a avaliação da profissional.
A especialista enfatiza que uma estratégia bem trabalhada resulta em bons resultados para quem deseja se tornar profissional de referência no mercado, ainda mais depois da pandemia, que possibilitou e ainda possibilita a contratação remota. Ela mesma é a prova disso, já que ocupa a coordenação de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) da Alura em home office. A convidada ainda deixou uma dica para os leitores sobre a rede social do trabalho.
“Seu LinkedIn é vivo. Coloque na descrição das suas experiências tudo o que você for fazendo. No seu currículo coloque apenas informações específicas que sejam relevantes à vaga que você se candidatou. Assim você chama mais a atenção de quem está selecionando porque seu documento não fica longo e se torna mais atrativo ao recrutador. Mas atenção: O acesso ao seu perfil no LinkedIn deve estar disponível no seu currículo, assim, caso os recrutadores queiram saber mais sobre você, vão te procurar por lá e encontrarão seu histórico detalhado”.
A coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Leandra Soares, enxerga as ações do Casi como importantes para o curso, já que movimenta a academia como forma de provocar a integração, tanto com os demais cursos da Unitins quanto com estudantes de outras instituições. “Isso faz com que as demandas dos acadêmicos sejam ouvidas e a aproximação com o mercado de trabalho seja cada vez mais facilitada”, arrematou.
Palestra levou conhecimento sobre redes sociais aos acadêmicos de Sistema de Informação do Câmpus Palmas