Unitins expõe projetos voltados à saúde pública em Conferência Estadual

Acadêmicas e docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina apresentam trabalhos desenvolvidos na região do Bico do Papagaio

Josiane Mendes Câmpus Augustinópolis 30/05/2023 17:22

 

 

Acadêmicas e docentes em estande da Unitins na Conferência Estadual de Saúde (Foto: Lourranny Parente/Dicom Unitins)


A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) está presente na 10ª Conferência Estadual de Saúde do Tocantins, que acontece nesta terça e quarta, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas. Acadêmicas e docentes dos cursos de Enfermagem e Medicina, do Câmpus Augustinópolis, expõem projetos de Pesquisa e Extensão realizados na região do Bico do Papagaio, como forma de divulgar as ações e levar mais informação ao público presente na conferência.

Com o projeto extensionista “Que mancha é essa? educação em saúde para a prevenção da hanseníase”, a acadêmica de Enfermagem Cianny Ximenes apresenta a ação desenvolvida por ela e colegas do curso, sob orientação do professor mestre Dennis Gonçalves Novais, para conscientização dessa doença, ainda cercada de tabus e preconceito. “A gente tem indicadores altos de hanseníase entre os adolescentes, então levamos palestras nas escolas para conscientização e desmistificação”, explicou.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium leprae, uma bactéria intracelular que pode causar deformidades e incapacidades físicas, além de danos psicológicos aos doentes. A doença é altamente contagiosa no caso de pacientes sem tratamento. O rastreamento dos contatos, diagnóstico precoce e tratamento adequado são as principais medidas de controle da hanseníase.

Representando a Liga Acadêmica de Estudos Morfofuncionais, do curso de Enfermagem, a acadêmica Magda Jhessica dos Santos Reis trouxe para Palmas o trabalho “Capacitação em doenças negligenciadas e endêmicas prevalentes no Estado do Tocantins para agentes comunitários de saúde do município de Praia Norte”.

Magda explicou que o projeto trabalha com esses profissionais porque são eles que vão até às casa das pessoas, por isso, podem levar promoção de saúde para a comunidade e atuar no diagnóstico precoce dessas doenças negligenciadas e endêmicas.

HTLV

A pesquisa da professora doutora Lílian Natália Ferreira de Lima, do colegiado de Enfermagem, sobre o vírus HTLV e o trabalho extensionista de Saúde Ambiental também são destaques no espaço da Unitins.

Com o título “Marcadores epidemiológicos de frequência (prevalência) dos HTLV 1/2, seus subtipos moleculares e aspectos sócio-comportamentais de risco para a infecção em populações humanas das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil”, a docente visa contribuir com o rastreamento do vírus no Estado para diagnóstico precoce e prevenção das doenças que ele ocasiona.

O HTLV-1 (Vírus da Leucemia de Células T do Adulto) e o HTLV-2 são retrovírus humanos que têm sido associados a uma série de doenças, como a leucemia e a mielopatia. “A infecção pelo HTLV-1/2 é um problema de saúde pública, e é fundamental compreender sua frequência e os fatores de risco associados em diferentes populações”, justificou.

Em relação ao projeto “Disciplina extensionista Saúde Ambiental”, a professora Lílian explicou que a “apresentação se baseia nas demandas apresentadas na região do Bico Papagaio através da Extensão em Saúde, para atender e minimizar os problemas em saúde através da disciplina, onde o aluno consegue visualizar o cenário problemático e, de certa forma, contribuir para o desenvolvimento do SUS”.

Idosos

Por sua vez, a professora doutora Luciana Oliveira, do colegiado de Medicina, apresenta na conferência projetos desenvolvidos pelo seu grupo, com a participação de acadêmicos, voltados aos idosos de Augustinópolis, que englobam Pesquisa e Extensão.

Na parte de Pesquisa, o grupo avalia idosos obesos e não obesos, em seus aspectos físicos e funcionais, enquanto na área de Extensão os projetos visam melhorias em relação à memória, equilíbrio, postura e autocuidado, através da oferta de oficinas em unidades de saúde do município.

“Trabalhamos com eles a questão da memória e, na parte física, atividades de equilíbrio e postura, e no terceiro projeto orientações de autocuidado. Por exemplo, como tomar a medicação de forma correta, importância de seguir o horário e a dieta adequada, para se obter os melhores resultados de um tratamento”, acrescentou a professora.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), Kyldes Batista Vicente, visitou o estande da Unitins na Conferência Estadual da Saúde e falou da satisfação em ver os trabalhos de docentes e discentes sendo expostos no evento. “É uma alegria ver a Unitins participando e mostrando o que os alunos e a comunidade vêm realizando juntos, e os alunos engajados nestas ações para a comunidade. Demonstrar isso, numa conferência estadual, é bastante gratificante para gente da Proex”, finalizou.

No estande da Unitins ainda é possível conferir algumas peças em exposição do Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi da Unitins.

Conferência

A conferência é realizada a cada quatro anos e traz como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia” e tem entre os objetivos avaliar a situação de saúde, elaborar propostas e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração do Plano Plurianual de Saúde e do Plano Estadual de Saúde.

Animais taxidermizados do Museu de Zoologia e Taxidermia chamam atenção de visitantes (Foto: Josiane Mendes/Dicom Unitins)

 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS