Unitins participa de assinatura de termo de cooperação de programa de estágio da Secretaria da Segurança Pública

Programa visa beneficiar estudantes de instituições de educação superior

Josiane Mendes Graduação 25/05/2023 15:25

 

Assinatura de termo contou com a presença de membros da SSP e representantes de instituições de ensino (Foto: Arquivo Pessoal)


A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participou, na manhã desta quinta-feira, 25, da assinatura do regulamento interno da Central de Estágio Supervisionado da Secretaria Estadual da Segurança Pública, em Palmas. A medida tem como objetivo estabelecer critérios claros para o recrutamento, seleção e acompanhamento de estágios obrigatórios no âmbito da instituição.

O programa de estágio é uma iniciativa da Superintendência de Segurança Integrada (SSI) direcionada a estudantes regularmente matriculados em instituições de educação superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

A diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação da Unitins, Jeany Castro dos Santos, participou da solenidade, representando o reitor Augusto Rezende. Para ela, além dos benefícios para os acadêmicos, no que se refere à qualificação profissional e abertura do mercado de trabalho, os recursos humanos da pasta também ganharão muito com a atuação dos estudantes. “Esse campo de estágio também abre portas para essas constantes parcerias que nós temos com o Governo do Estado, que é também de capacitar os profissionais que estão sendo colocados no mercado de trabalho. Então, essa é uma parceria muito rica, muito interessante tanto para Secretaria de Segurança Pública quanto para Unitins”, completou.

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, destacou que a finalidade principal do programa é preparar esses estudantes para a inserção no mercado de trabalho, oferecendo experiências produtivas e enriquecedoras. “Tive a oportunidade de ser professor universitário e percebi essa necessidade dos alunos do Direito, de ter uma prática  jurídica, mas na época nós não tínhamos a segurança jurídica necessária para ter esse estagiários conosco. Agora, com esse regulamento, as universidades poderão ter a Segurança Pública como um grande laboratório. Não só com alunos do Direito, mas da Psicologia, Assistência Social e demais áreas afins”, destacou.

 

Sobre o programa

O programa será gerido pela Secretaria da Segurança Pública em conjunto com a Escola Superior de Polícia Civil (Espol) e a Gerência de Gestão de Pessoas. A Espol será responsável por gerenciar e direcionar os estudantes para as unidades que manifestarem interesse.

A duração do estágio obrigatório é limitada a um semestre letivo, mas poderá ser renovada por até dois anos.

Além da Unitins, participaram da assinatura do regulamento os representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Centro Universitário Católica do Tocantins,  Ceulp/Ulbra Palmas e União Educacional de Ensino Superior do Médio Tocantins (Unest/Paraíso).  (Com informações da Ascom SSP)

 

 

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS