Unitins prepara inclusão de acadêmicos do TO Graduado em projetos de Pesquisa e Extensão

Pró-reitorias trabalham em conjunto para contemplar todos os polos do projeto de interiorização universitária

Josiane Mendes Interiorização Universitária 18/04/2023 15:24

Equipe da Unitins durante reunião, nesta segunda, 17, para discutir a Pesquisa e a Extensão no TO Graduado (Foto: Arquivo Pessoal)


Os acadêmicos das 12 unidades do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) serão inseridos no mundo da Pesquisa e da Extensão através de projetos que visem o Desenvolvimento Regional. Essa proposta das pró-reitorias da Unitins foi discutida em reunião, na manhã desta segunda-feira, em Palmas, pela coordenação dos cursos do projeto, direção de Educação Tecnológica, e pelas pró-reitoras de Graduação, de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários e de Pesquisa e Pós-Graduação.

A diretora do Educação Tecnológica da Unitins, Neila Oliveira, explica que a equipe se reuniu para planejar “ações para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa e de Extensão envolvendo os cursos do TO Graduado em todos os polos”.

Implantado em 2022, os cursos do TO Graduado são institucionalizados e centralizados no Câmpus Palmas e descentralizados em Unidades Educacionais Tecnológicas distribuídas em 11 municípios do Estado: Araguaçu, Caseara, Colinas do Tocantins, Colméia, Guaraí, Itacajá, Miranorte, Natividade, Paranã, Ponte Alta do Tocantins e Sítio Novo.

Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), Kyldes Batista Vicente, “considerando que a Extensão é um dos tripés da Universidade, e observando as particularidades do nosso projeto de interiorização universitária, juntamente com a Pesquisa e a Graduação estamos alinhando as melhores formas de inserção dos alunos nos projetos da Unitins. Isso, para a gente, é uma forma de valorizar ainda mais o nosso aluno e fazer com que os nossos projetos cheguem até o local onde eles estão inseridos, onde eles estão tendo a sua formação acadêmica”.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Flávia Gouveia de Faria, acrescenta que está sendo finalizada uma normativa da Pesquisa, amplamente discutida dentro das pró-reitorias e pelos coordenadores do TO Graduado. Ela explica ainda que haverá, em cada curso, um coordenador de projeto macro que engloba Pesquisa e Extensão e acontecerá em todos os polos, de forma concomitante. 

"A temática dos projetos, em fase de planejamento, visa, principalmente, o Desenvolvimento Regional dos locais onde estão os cursos. Paralelamente a isso, está sendo elaborado um edital de Iniciação Científica com 50 bolsas para os cursos, sendo duas bolsas por curso, por polo. Os projetos de Iniciação Científica estarão inseridos dentro dos projetos macro. Há uma grande expectativa na implantação da Pesquisa no TO Graduado", enfatizou Ana Flávia.

A pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita Czapski, completa que os grupos e os coordenadores de Pesquisa e Extensão já foram constituídos pelos cursos. “Nós estamos fazendo um desenho de Pesquisa e de Extensão para fazer um levantamento sobre as cadeias produtivas no Estado do Tocantins, que eu acho que vai beneficiar muito. A apuração dos dados sobre esse tema, trabalhando como isso se desenvolve nas regiões onde a Universidade está instalada, por conta do TO Graduado”, acrescenta.

Alessandra diz ainda que “esse desenho macro que vai ser o projeto guarda-chuva da Pesquisa e da Extensão, e os alunos também vão poder contar com a disponibilidade das bolsas do  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (Pibiex) e dos Programas de Iniciação Científica (Pibic) para poder cumprir essa etapa tão importante no ensino deles, que é vivenciar a Pesquisa e a Extensão".

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS