Araguatins sediou a primeira consulta pública para o PPA (Fotos: Davino Lima/ Dicom Unitins)
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) marcou presença na primeira consulta pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) do Estado do Tocantins, realizada em Araguatins. O evento aconteceu nesta sexta-feira,14, na Escola de Tempo Integral do município e contou com a participação de servidores da Universidade, do diretor de Planejamento e Ações Estratégicas da Unitins, Vinícius Augusto; do diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Marinho; e do reitor Augusto Rezende.
Reconhecida por seu importante papel no desenvolvimento do Estado, especialmente na região do Bico do Papagaio, a Unitins participou ativamente da elaboração das propostas, levando em consideração as necessidades reais da população no eixo educação, ciência, tecnologia e inovação. Afinal, a universidade possui dois câmpus na região, em Augustinópolis e Araguatins, além de um polo do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica (TO Graduado), localizado em Sítio Novo do Tocantins.
A Unitins busca estar alinhada com as demandas da sociedade, visando aprimorar as políticas públicas e promover o desenvolvimento sustentável da região, como explica o diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Marinho. “A participação ativa da Unitins na primeira consulta pública para elaboração do PPA reforça o compromisso da Universidade em contribuir ainda mais para o desenvolvimento da região do Bico do Papagaio”.
O diretor de planejamento e ações estratégicas da Unitins, Vinícius Augusto, reforça que a Unitins seguirá contribuindo com a elaboração do PPA em todo o Estado. “A Unitins continuará acompanhando de perto o processo de elaboração do PPA, participando ativamente das consultas públicas e contribuindo com propostas que reflitam as necessidades de cada região”.
“Temos a certeza que a Unitins se consolida como agente de grande importância para o desenvolvimento do nosso Estado em todas as regiões. Participar da elaboração do PPA é oportunidade para evidenciarmos tudo que se vive no dia a dia e formalizarmos propostas para sanar as dificuldades que a nossa população ainda vivencia. Afinal, como uma instituição de ensino superior comprometida com o desenvolvimento do Estado, a Unitins está empenhada na construção de um futuro melhor para todos”, destacou o reitor da Unitins, Augusto Rezende.
“Temos que planejar os próximos anos. E o PPA direciona o nosso orçamento e nos ajuda a alinhar o que precisamos fazer. Temos muito trabalho pela frente e queremos estar junto com o povo nesse processo. O que a população decidir será prioridade no nosso Governo”, afirmou o governador do Estado, Wanderlei Barbosa, na audiência pública que reuniu cerca de 700 pessoas em Araguatins.
O reitor da Unitins, Augusto Rezende, esteve presente no evento e participou das discussões com outras autoridades. (Foto: Arquivo Pessoal)
PPA
O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento governamental fundamental, que estabelece as prioridades e metas a serem alcançadas. O processo de elaboração do PPA é iniciado pelo Poder Executivo, que pré-elabora uma proposta de plano com base nas diretrizes do governo e nas demandas da sociedade. Essa proposta é elaborada por meio de Consultas Públicas realizadas em cidades estratégicas de cada região do Estado, com a participação ativa dos moradores locais.
A consulta pública para o PPA ocorre em grupos de discussão com sete eixos temáticos para identificar os principais desafios de cada área. Os cidadãos participam de votações para eleger os três desafios mais importantes de cada eixo, e em seguida, é realizada uma plenária final para eleger os principais desafios da região. Os eixos temáticos incluem segurança, assistência social e cidadania; desenvolvimento produtivo, economia criativa, emprego e renda; gestão pública e governança; meio ambiente e mudanças climáticas; saúde e bem-estar; educação, ciência, tecnologia e inovação; e infraestrutura econômica e urbana.
A partir do PPA são definidas as ações de governo que compõem a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que são fundamentais para a execução orçamentária do Governo. Uma vez aprovado pela Assembleia Legislativa, o Plano Plurianual se torna o principal instrumento de planejamento e gestão do governo estadual, norteando a aplicação dos recursos públicos e a execução das políticas públicas ao longo dos quatro anos de sua vigência. É importante ressaltar que o PPA é revisado anualmente, garantindo que os objetivos e metas estabelecidos estejam sempre alinhados com as necessidades e demandas da sociedade.
Comunidade acadêmica do Câmpus Araguatins presente na consulta pública (Foto: Davino Lima/ Dicom Unitins)