Professores da Unitins ministram oficinas no III ECOB-TO

Oficinas e assinatura de Termo de Cooperação Técnica promovem gestão sustentável das bacias hidrográficas no Tocantins

JULLY ANNA SANTOS E SANTANA Evento 21/03/2023 13:45

Membros do colegiado do Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) ministrarão oficinas no III Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (ECOB-TO). 

 

O professor doutor em Agronomia José Luiz Cabral da Silva Júnior ministra as oficinas "Cobrança pelo Uso de Recursos Hidricos" e "Regularização da Outorga"; a professora Juliana Mariano Alves, doutora em Desenvolvimento Regional, está responsável pelas oficinas "Pagamento por Serviços Ambientais" e "Educação Ambiental e Gestão dos Recursos Hídricos"; a professora doutora em Biotecnologia pela Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte) Thaysi Castro Coelho Andrade está à frente da oficina de Resíduos Sólidos. Para acessar e participar das atividades basta clicar aqui.


O III Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins (ECOB-TO) vai acontecer no Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), na próxima quarta-feira, 22. O objetivo é promover a articulação, a troca de experiências e informações entre os Comitês das Bacias Hidrográficas para aperfeiçoar a gestão sustentável dos recursos hídricos. 


Segundo Cabral, ECOB-TO é a oportunidade para que os diversos segmentos da sociedade discutam sobre as temáticas relevantes ao meio ambiente e aos recursos hídricos. “A proposta das oficinas é de fortalecer a aplicação desses instrumentos nos comitês de bacias hidrográficas implantados no Estado do Tocantins, ao tempo de elencar os desafios e os entraves existentes na gestão dos recursos hídricos”.


A professora Juliana explicou os impactos reais que o evento promove, por meio da troca de ideias, experiências e realidades que envolvem a gestão dos recursos hídricos. “O reconhecimento da sociedade, dos políticos e dos técnicos respalda a urgente demanda pela autonomia das ações dos Comitê de Bacias Hidrográficas. Precisamos destacar que os Comitês são espaços de tomada decisão e resolução de conflitos, também chamados 'Parlamento das Águas'. Temos uma responsabilidade enorme, porque as decisões nos Comitês impactam a vida de todos, seja no campo ou nas cidades”.


O evento é uma realização dos Comitês das Bacia Hidrográficas dos Rios Manuel Alves, Formoso, Santa Tereza e Santo Antônio, Lontra e Corda e Lago de Palmas, com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Lago (CI-Lago) e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.


Termo de Cooperação


Na abertura do III ECOB-TO, às 9h, será assinado um Termo de Cooperação Técnica do Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD de Palmas) entre a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh-TO), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP) e a Unitins. 

 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS