Medicina da Unitins lança primeiro livro com relatos de experiências do primeiro ano de curso

A obra de 146 páginas é composta por 21 capítulos escritos por acadêmicos das turmas I e II de Medicina da Unitins e orientados pelos docentes integrantes do colegiado do curso e organizadores do livro

Ananda Portilho Editora 21/03/2023 13:35

Compartilhar as experiências de quem construiu e viveu o primeiro ano do curso de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, é a proposta de professores e acadêmicos da graduação por meio do livro digital “Memórias da Medicina Unitins: um ano de experiências e perspectivas”, lançado nesta segunda-feira, 20, pela Editora Unitins.

A obra de 146 páginas é composta por 21 capítulos escritos por acadêmicos das turmas I e II de Medicina da Unitins e orientados pelos docentes integrantes do colegiado do curso e organizadores do livro, os professores doutores Saulo Sacramento Meira, Lunalva Aurélio Pedroso Sallet e Beatriz Cardoso Roriz.

“Esse livro tem um aspecto identitário importante, pois ele consegue nortear o curso: de onde ele veio, onde nós estamos e para onde vamos. Isso é fundamental porque ele nos orienta numa caminhada corretiva. Ele apresenta os desafios, as expectativas e as frustrações que fazem parte da caminhada, o que nos humaniza enquanto profissionais”, classificou o professor organizador Saulo Sacramento Meira.

Ainda de acordo com Meira, a obra é uma evidência de produção científica para os alunos que ainda estão no segundo ano de formação e já possuem elementos importantes para o currículo, o que os projeta para um cenário em uma perspectiva de formação e qualificação, seja na residência, em concursos ou na pós-graduação, proporcionando uma bagagem que em outras universidades ocorre mais tardiamente.

“Um elemento importante nesse livro, também, é o seu potencial democrático. No momento em que conseguimos divulgar informações do que tem sido feito pelas memórias desses alunos na sua vinda para a universidade, os desafios que eles encontraram, especialmente, na atenção primária à saúde, como eles conseguem adquirir esse olhar autônomo, criativo, dialógico que propõe, hoje, o perfil de competências de alunos de Medicina”, assinalou o organizador.

A professora doutora e organizadora do livro, Beatriz Roriz; o coordenador do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis, Victor Giovannino; a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha; o professor doutor e organizador do livro, Saulo Meira; e a professora doutora e organizadora do livro, Lunalva Pedroso (Foto: Reprodução/Acervo Pessoal)


Experiência enriquecedora

A acadêmica da II Turma de Medicina da Unitins Nurielly Monteiro Campos, de 28 anos, classificou a experiência como enriquecedora. “Participar desse livro foi enriquecedor, não só pela importância que a obra possui no nosso currículo, mas, principalmente, porque significou muito para as duas turmas. Foi um momento de integração em que pudemos contar, através de relatos, as experiências que tivemos nesse ano de curso. Mais do que um ‘plus’ no currículo, foi uma conquista, uma construção, uma superação... Estamos participando junto com a universidade do crescimento do curso na região”, compartilhou a estudante que cursa o 3º período e veio de Araguaína para Augustinópolis.

“Escrever todas essas experiências foi bastante gratificante e, ainda, uma retrospectiva de tudo o que a gente já passou, todos os nossos desafios e lutas sendo contados por nossa própria ótica é algo muito recompensador. Enquanto escrevíamos, passava um ‘filme’ nas nossas cabeças, desde o primeiro momento, quando viemos para cá. Com certeza, essa é uma grande conquista para o curso, mas especialmente para nós, acadêmicos”, lembrou Max Wolfgang, de 23 anos, cearense da I Turma de Medicina que se mudou para o Tocantins para estudar na Unitins.

Marco histórico

A professora doutora e organizadora do livro, Beatriz Roriz; o professor doutor e organizador do livro, Saulo Meira; e a professora doutora e organizadora do livro, Lunalva Pedroso


A também organizadora do livro, professora doutora Lunalva Pedroso, destacou que “a experiência de escrever uma obra apresentando um panorama sobre o primeiro ano do curso de Medicina foi muito gratificante, pois conseguimos mostrar o trabalho realizado com os alunos nesse período, assim como enriquecê-los com o conhecimento da região, que precisa de informações, sendo promissora para pesquisa e extensão”.

A diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha, também comemorou a publicação do primeiro livro do curso de Medicina/Câmpus Augustinópolis. “Depois de todos os desafios que enfrentamos para a viabilização e implantação do curso de Medicina, em Augustinópolis, esse livro é um sonho realizado. São registros, experiências, relatos que materializam todo o nosso esforço ao longo desse processo. Estou muito feliz e orgulhosa do trabalho dos nossos professores e dos nossos acadêmicos”.

 

"Para nós, professores do curso de Medicina, a publicação deste livro foi uma desafio - e uma realização. Vimos o curso crescer e se desenvolver, e poder transpor essas experiências na forma de livro é algo muito gratificante. Esperamos que este livro seja o início de uma longa jornada de publicações da medicina unitins, e além disso, que as experiências e saberes vividos e experienciados possam auxiliar a acadêmicos, docentes e comunidade em geral. A universidade pública tem o papel de devolver a comunidade o que nos é investido, e a publicação deste livro auxilia no cumprimento deste papel. Acreditamos que a divulgação de informação científica de alta qualidade na cidade de augustinopolis e por todo o bico do papagaio trará benefícios não só para essa região, mas para o estado. Como universidade, esse é o nosso foco e a nossa meta", comentou a professora doutora e organizadora do livro, Beatriz Roriz.

"Esse livro de relatos de experiências ao longo desse primeiro ano do curso de Medicina da Unitins explicita ações importantes que vão ser solidificadas ao longo dos próximos cinco anos por essas turmas. Reforço, ainda, o trabalho e o apoio da gestão da universidade para a Editora Unitins, que vem fazendo publicações, por meio de editais, de professores e da comunidade externa com foco na socialização dos conhecimentos adquiridos dentro da Unitins”, pontuou a vice-reitora Darlene Teixeira Castro.

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS