A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) comemora os 10 anos do livro ‘Aqua: avaliação da qualidade do uso da água’, escrito pelos professores Fred Newton da Silva Souza, doutor em Geologia; Juliana Mariano Alves, doutora em Desenvolvimento Regional; e Luiz Renato D'Agostini, doutor em Ciência do Solo.
Souza e Juliana são membros do colegiado de Engenharia Agronômica da Unitins, Câmpus Palmas, ambos ministram disciplinas e desenvolvem pesquisas. Para o livro, foi desenvolvida uma abordagem diferente, do olhar do especialista para o olhar do cidadão.
“Essa mudança pode ser traduzida em uma alteração: da preocupação em avaliar se a quantidade e as características da água representam ou não problemas para quem precisa dispor de água, para o interesse em distinguir quem reduz menos a disponibilidade de água em decorrência da melhor qualidade do uso. Estamos falando de uma abordagem para avaliar os usuários”, pontuou Juliana.
A professora ainda explica que a obra continua relevante, atual e com metodologia inovadora para estudos relacionados porque faz parte de um seleto grupo de pesquisas que trata a água a partir da perspectiva do usuário como questão central. “O conteúdo desta obra requer que se note e se valorize uma mudança radical, o objeto de análise é o uso e não a disponibilidade como normalmente são feitas as análises de pesquisas relacionadas à água”.
O livro está à venda na Amazon e a edição teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).